Edith Perose

15878 palavras 64 páginas
1
Prof. Jefferson M. G. Mendes jefferson.mgmendes@gmail.com 1
1.1

Planejamento Estratégico

ASPECTOS CONCEITUAIS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
NOÇÕES DE PLANEJAMENTO, ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:

O planejamento é uma ferramenta, utilizada pelas pessoas e as organizações, que consiste no estabelecimento dos objetivos ou resultados a serem alcançados e dos meios para possibilitar a realização dos resultados (Maximiano, 2004).
1

O conceito de estratégia pode ser definido a partir de duas perspectivas:
(1) Da perspectiva do que a Organização pretende fazer: Significa que a estratégia “é o programa amplo para definir e alcançar os objetivos de uma organização e implementar suas missões”. Neste caso, entende-se que os administradores representam um papel ativo, consciente e racional na formulação da estratégia (Evered, 1983).
(2) Da perspectiva do que a Organização faz: Significa que a estratégia é “o padrão de respostas da organização ao seu ambiente através dos tempos” (idem). Esta definição mostra que toda organização tem uma estratégia, mesmo que ela não seja explicitamente formulada. Ademais, esta visão está associada ao comportamento dos administradores reativos, aqueles que reagem passivamente e só se ajustam ao ambiente quando surge a necessidade.
A primeira perspectiva deriva da definição dada por Alfred Chandler, em 1962, de que a estratégia é “a determinação dos objetivos e metas básicas de longo prazo de uma empresa e a adoção de linhas de ação e a alocação de recursos necessários para alcançar esses objetivos”. Atualmente esta definição é conhecida como a Abordagem da Estratégia
Inicial.
A definição dada por Chandler foi refinada, entre 1965-75, por Kenneth Andrews, H. Igor Ansoff dentre outros que substitui a idéia de apenas uma fórmula fixa (política) para um processo. Neste caso, não basta apenas fixar um plano, a atuação do administrador é fundamental para implementar a estratégia e a mesma deve ser constantemente

Relacionados