edificio

Páginas: 6 (1395 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2014
1. INTRODUÇÃO

A construção de edifícios multifuncionais teve seu grande desenvolvimento no final do século XIX, quando houve um crescimento populacional nas cidades em consequência da revolução industrial. A grande procura por terrenos em áreas urbanas, suavalorização, potencializaram o crescimento gerando houve a necessidade de sobrepor as funções, e assim surgiram os edifícios multifuncionais.


























2. ESTUDO DO EDIFICIO SKYSCRAPER VANKE CENTER

2.1 ESCRITÓRIO STEVEN HOLL ARCHITECTS

O Skycraper Vanke Center foi projeto pelo escritório Steven Holl Architects trabalha com uma equipe de 40funcionários, escritório de design urbano e arquitetura inovadora possui dois escritórios sendo um em Nova York e outro em Pequim.
A cada projeto, a empresa explora novas formas de integrar uma idéia organizadora com a essência programática e funcional de um edifício. Não impondo um estilo em cima de diferentes locais e climas, procurando enfatizar a construção sustentável e desenvolvimento local com designinovador e imaginativo, incorporando telhados verdes, paredes duplas e sistemas mecânicos avançados.

2.2 EDIFÍCIOS SKYSCRAPER VANKE CENTER

O horizontal Skycraper Vanke Center foi construído entre 2006 a 2009, situado na cidade de Shenzhen, China. Uma das principais estratégias da intervenção foi a integração num plano urbano de usos mistos que criasse um interação entre o edifício e acidade. (fig.01). O projeto tem como prioridade a criação do espaço público verde dando a importância na de ligações entre o interior do complexo e o exterior criando uma dinâmica social.
A altura máxima dos edifícios no local foi limitada a ( 35m ) , necessitando de soluções de design inovadoras. Aestrutura horizontal foi realizada em linha reta , e assim seria um pouco mais alto que o EmpireState Building , em Nova York (fig. 02).

Imagem 01 – Edifício Skycraper Vanke Center Imagem 02 – Comparação dos Edifícios


Fonte: Google imagens Fonte: Google imagens
Uma das principais características do edifício é sua multifuncionalidade, possui diferentes tipos de usos;privado, público e semi – público e como edifício multifuncional possui salas comerciais, área residencial, hotel, ginásio, o no pavimento térreo restaurantes, auditório, centro de conferências, spa, estacionamento (fig. 03 e 04)

Imagem 03: Setorização


Fonte: Google ImagensImagem04: Setorização


Fonte: Google Imagens


Este edifício híbrido, inclui apartamentos, um hotel e escritórios para a sede Vanke Real Estate Co. Ltda, um centro de conferências, spa e estacionamento estão localizados sob a grande paisagem verde, tropical que se caracteriza por montículos contendo restaurantes e umauditório com 500 lugares, os elevadores escondidos no interior dos pilares estruturais dando acesso a areas publicas do edificio.

Imagem: Corte 1


Fonte: Google Imagens


Imagem: Corte 2


Fonte:Google Imagens



Imagem: Planta Baixa

Fonte Imagens: Google Imagens


Skyscraper é um exemplo inovador de grande escala, ao suspender o edifício em oito pilares, a estrutura do edifícioé uma combinação de tecnologia. Quanto a sua auto suficiência o edifico apresenta uma estratégia com aspectos sustentáveis, como lagos abaixo da edificação criando microclimas que tornam o ambiente mais fresco e que também coletam água da chuva (fig.05). Na cobertura, a estratégia aplicada foi a cobertura verde, capitação de energia solar através da aplicação de painéis solares (fig.06), a sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • edifício
  • Edificios
  • Edifício
  • Edificio dubai
  • CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
  • Edifício Barcelona
  • Mautenção em edificios
  • edifício industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!