edfh

418 palavras 2 páginas
Joaquim José Inácio, Visconde de Inhaúma (Lisboa, 1 de agosto de 1808 — Rio de Janeiro, 8 de março de 1869) foi um oficial naval, político e monarquista do Império do Brasil. Nascido no Reino de Portugal, sua família se mudou para o Brasil dois anos depois. Após a independência do Brasil em 1822, Inhaúma alistou-se na marinha do Brasil. No início de sua carreira, durante a segunda metade da década de 1820, participou da subjugação das rebeliões separatistas: primeiro a Confederação do Equador, e então a Guerra da Cisplatina, que precipitou um conflito armado internacional por muito tempo com as Províncias Unidas do Rio da Prata.

Ao longo de todo o caos que se caracterizou nos anos, quando o imperador Dom Pedro II era menor de idade, Inhaúma permaneceu leal ao governo. Ele ajudou a acabar com um motim militar em 1831 e foi envolvido na supressão de algumas das outras rebeliões que eclodiram durante esse período conturbado. Esteve em ação durante a Sabinada, entre 1837 e 1838, seguida pela Guerra dos Farrapos, de 1840 até 1844. Em 1849, depois de passar dois anos na Grã-Bretanha, recebeu o comando da frota, que foi fundamental para dominar a revolta Praieira, a última rebelião no Brasil Império.

Durante a década de 1850, Inhaúma atuou em uma série de cargos burocráticos. Entrou na política em 1861, como membro do partido conservador. Tornou-se membro do gabinete e recebeu o cargo de ministro da Marinha. Inhaúma também se tornou a primeira pessoa a ocupar o cargo do Ministério da Agricultura, ainda que brevemente. O primeiro profissional do corpo de bombeiros no Brasil foi formado durante seu mandato como ministro da Agricultura. No final de 1866, Inhaúma foi nomeado comandante-em-chefe da frota envolvida na Guerra do Paraguai. Durante o combate, alcançou o posto de almirante, o mais alto da armada brasileira. Também foi agraciado com um título de nobreza, acabou investido de barão a visconde. Em 1868, foi eleito para a câmara baixa do Legislativo nacional,

Relacionados

  • trabalho
    2506 palavras | 11 páginas
  • trabalhos
    10240 palavras | 41 páginas
  • Artéria mesenterica paper
    12973 palavras | 52 páginas