edfd

9673 palavras 39 páginas
Curso de Telefonia – Central Telefônica
Professor João Batista José Pereira 53
Capitulo 4: Central Telefônica
4.1. Introdução
Logo a seguir a invenção do telefone, fazer vários usuários falarem entre si, de pontos distantes, ou mesmo na mesma localidade apresentava vários problemas.
Inicialmente, para ligar 6 assinantes, bastariam 15 pares de fios e 30 telefones (5 para cada usuário). O número de telefones por usuário foi facilmente substituído para 1 utilizando uma chave de comutação. Mas, como um usuário precisava avisar o outro que queria falar, foi anexados ao telefone uma campainha com um sinal próprio de sinalização. Nesta etapa a rede já conduzia dois tipos de sinais, sendo o de sinalização telefônica, que era o sinal da campainha e o sinal de conversação, que era o sinal de voz.
Por serem sinais elétricos, necessitavam de uma fonte de energia. Então foi providenciada uma bateria elétrica para cada usuário. A Figura abaixo ilustra o sistema com 6 usuários.
Fica claro que um sistema operando desta forma se tornaria inviável. Imagina um assinante para poder falar diretamente com 9.999 outros usuários, teria ligado ao local 9.999 pares de fios, sendo que entre todos os 10.000 assinantes ter-se-iam 49.995.0000 linhas telefônicas (pares de fios)!
Para solucionar este problema foi criada a central telefônica, aonde chegavam todos os pares de fios dos usuários, e uma pessoa, manualmente, conectava os usuários entre si. Começaram a surgir algumas designações técnicas, como por exemplo:
-Chamada: é o ato do assinante chamar a central;
- Duração da chamada: é o tempo entre o atendimento da central e a desconexão dos assinantes (tempo de ocupação);
- Tempo de conversação: é o tempo de duração de uma conversação;
- Tempo de atendimento: é o tempo entre o início de uma chamada e o atendimento pela central;
- Tempo de conexão: é o tempo gasto para se efetuar a conexão.
A ocupação da central não era, como ainda hoje, uniforme.

Relacionados

  • nao sei
    369 palavras | 2 páginas
  • Decomposições celulares de espaços homogêneos
    31432 palavras | 126 páginas
  • sei la
    20471 palavras | 82 páginas
  • Rsenha
    521860 palavras | 2088 páginas