Macartismo

Páginas: 6 (1468 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2013
ETEC BENTO QUIRINO




Raphaela Chaves


Macartismo

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Geografia
Orientador: Sérgio
2º IA









Campinas
2013
Introdução:

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, dois países prevaleceram como potências econômicas: os Estados Unidos da América, representando o sistema capitalista; e a Rússia, representando o comunismo, apartir disso o jogo político internacional ficará fixada nessas nações. Com isso então a chamada Guerra Fria se desenvolveu como uma das várias manifestações sobre a bipolarização mundial, ela foi uma guerra ideológica, onde o mundo viveu intensas ameaças nucleares e muitas corridas armamentistas.
Nos Estados Unidos essa divisão favoreceu a perseguição daqueles que tivessem alguma relação com ocomunismo, e na década de 1950 iniciou-se uma politica anticomunista, que teve o senador americano Joseph McCarthy como o criado desta campanha de perseguição no território estadunidense.











Desenvolvimento:

O Macartismo (em inglês McCarthyism) descreve o período de patrulha anticomunista, perseguição política e o desrespeito aos direitos civis nos Estados Unidos, oMacartismo durou do fim da década de 1940 até meados da década de 1950. Nessa época o medo do Comunismo e da sua influencia nos Estados Unidos se tornou um exagero, e o medo das ações de espionagem que a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte, que se formou no ano de 1949 e se trata de uma organização militar contida no contexto histórico da Guerra Fria) estava exercendo contribuiu para que essemedo aumentasse ainda mais.
O termo Macartismo veio como uma critica as ações do senador americano Joseph McCarthy, pois a perseguição aos comunistas ganhou um grande espaço após as ações do senador, com seus discursos e diversos projetos de lei ele conseguiu aprovar a formação de comitês e leis que controlavam e impunham penalidades contra as pessoas que tivessem qualquer envolvimento com“atividades antiamericanas”, ele afirmava que nos EUA estariam milhares de comunistas infiltrados, como agentes soviéticos agindo como espiões para promover algum movimento contra o país. McCarthy solicitou para a sociedade estadunidense que eles entregassem os comunistas alegando o patriotismo.
As polémicas atividades antiamericanas eram um sinônimo para qualquer manifestação politica inspirada pelocomunismo, o sucesso dessa politica atingiu grandes proporções, onde o anticomunismo também passou a ser chamado de “Macartismo”.
O senador McCarthy tinha suas ações limitadas devido ao quadro de funcionários do Governo Geral, e de tempos em tempos ele ia até o público para quem exibia gráficos, mapas e relatórios sobre a perseguição dos funcionários que eram suspeitos de participar das atividadescomunistas, com essas ações ele reforçava mais ainda a noção de patriotismo distorcida, pois iam contra as próprias liberdades que deveriam ser garantidas em uma democracia.
Com o crescimento desse período denominado Macartismo, milhares de americanos foram acusados de serem comunistas, e acabaram tornando-se alvo de investigações muito agressivas, entre os acusados estavam diversos atores emúsicos, alguns trabalhadores do serviço público (como Alger Hiss), cientistas (como David Bohm), educadores, sindicalistas e até militares de alta patente. Em 1950 o físico inglês Klaus Fuchs, membro da equipe dos Estados Unidos que pesquisava a energia atômica foi perseguido pelo FBI, isso ocorreu pelo fato de terem descoberto que o físico era mesmo do partido comunista e repassava informações para ossoviéticos. As suspeitas eram frequentemente dadas como corretas, mesmo as investigações sendo baseados em conclusões precipitadas, parciais e questionáveis, com isso muitos acusados perderam seus empregos, tiveram a carreira destruída, e alguns foram até presos e levados ao suicídio, ou ficaram na absoluta miséria, isso tudo devido aos investigadores que colocaram os suspeitos em uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Macartismo
  • Macartismo, Absolutismo, Mercantilismo e Ditadura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!