ED I Negociação_TG

824 palavras 4 páginas
TRABALHO DE GRUPO
(ED I_TG)

Aluna:
Dyellen Susan Garcia Cardoso - RA: 1217661

NEGOCIAÇÃO
COMPETITIVA E COOPERATIVA

Introdução:
Nos processos de negociação existem basicamente dois tipos de negociações mais comuns, onde podemos citar, dentre elas: A Negociação Competitiva e a Cooperativa. Iremos discorrer sobre suas diferenças, semelhanças e em que situações elas podem ser aplicadas.

Desenvolvimento:
A Negociação Competitiva, por exemplo, envolve 5 (cinco) etapas nas quais podemos citar: Preparação, Abertura, Teste, Convicção, Fechamento e Implementação do acordo.
A preparação envolve primeiramente a negociação interna com técnicas de preparação para negociar que inicialmente envolvem o estabelecimento de quais objetivos deverão ser alcançados e a coleta de informações. Nesta etapa cada lado busca satisfazer seus próprios interesses, ou seja, seus interesses individuais, mesmo que isso traga “insatisfação” da outra parte. Nela observamos dois tipos muito comuns como o popular “ganha-perde”, onde um lado sai vencedor e o outro claramente pode ser visto como perdedor. E também outro tipo de negociação que envolve, em casos extremos, o popular “perde-perde” em que abas as partes buscam ganhar a qualquer custo e consequentemente ambas acabam saindo perdedoras. Em geral, isto não significa que há algum conflito ou atrito na negociação, pois é um fator muito comum no processo, significa apenas que as partes tentaram extrair ao máximo as concessões das partes uma da outra.
Inicialmente, na fase de Abertura podemos identificar a construção do relacionamento no processo de negociação onde a troca de informações e declarações sinceras acabam construindo uma relação de confiança e redução da tensão adquirida inicialmente, buscando o equilíbrio no processo da negociação.
Negociar envolve também uma etapa de testes necessários para

Relacionados