ed, fisiologia

Páginas: 7 (1633 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
NEURO:
Explique as mecanismos de transporte através das membranas celulares abaixo: Difusão Passiva: É a passagem de um soluto de um lado mais concentrado para um lado menos concentrado. Não há gasto de energia, ocorre a favor do gradiente (diferença de concentração entre um lado e outro).
Difusão Facilitada:
É feita por transporte passivo, suas substâncias são maiores e passam através damembrana com o trabalho de proteínas carregadoras (transportadoras).
Transporte Ativo:É a passagem de uma substância de um lado menos concentrado para um meio mais concentrado (contra o gradiente), há gasto de energia.Endocitose:
Permite o transporte de substâncias de alto peso molecular do meio extra-celularpara o intracelular, através de vesículas limitadas por membrana (vesículas deendocitose). Há gasto de energia.Osmose:
A água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes do soluto, separados por uma membrana semipermeável (só passa moléculas de água). Nesse processo a água passa de um meio hipotônico (menor concentração de soluto) para um meio hipertônico (maior concentração de soluto). O processo se finaliza quando dois meios ficam com a mesma concentração de soluto(isotônico).
O que é homeostase?
É a manutenção constante do meio interno (estabilidade interna). Qual é a diferença entre o meio intracelular e o extracelular?Líquido extracelular contém grandes quantidades de íons sódio, cloreto e bicabornato, mais os nutrientes para as células, como o oxigênio, glicose, ácido graxos e aminoácidos. Também contém dióxido de carbono, que está sendo transportadodas células para os pulmões, onde vai ser excretado, além de outros produtos celulares que estão sendo transportados para os rins, para serem excretados. Líquido intracelular contém grandes quantidades de íons potássio, magnésio e fosfato. Mecanismo especiais para o transporte dos íons através das membranas celulares matem a diferença entre LEC e o LIC. Explique feedback negativo. Feedbacknegativo é a reação pela qual o sistema responde de modo a reverter a direção da mudança. É uma resposta contrária ao estímulo inicial. Faz o controle da homeostase. O sistema ideal de feedback negativo deverá apresentar: alto ganho, resposta rápida, capazes de responder sobre altas freqüências (sob curtos intervalos de tempo). Traduz um controle da secreção hormonal pelos próprios efeitos que estaproduz. Limita os excessos de hormônio e das suas ações/produtos, porque, quando estes últimos estão em excesso é freada a secreção hormonal; quando em defeito, é estimulada. A ação/produto em questão pode ser a produção de outro hormônio (que regulam-se mutuamente). O resultado final deste mecanismo de regulação é a manutenção dos valores de secreção hormonal num nível constante, que é o ponto deajuste (set point) do sistema homeostático.
Esquematize um neurônio, indicando suas partes.
Nomes, da esquerda pra direita: Dentritos (terminal de recepção), Corpo, Axônio, Bainha de Mielina, Nodo de Ranvier, Terminal do axônio(terminal de transmissão).Como são classificados os neurônios, de acordo com sua morfologia? Os neurônios podem ser classificados nos seguintes tipos: --1)Neurôniosmultipolares: tem muitas extensões saindo do corpo celular, embora apenas um seja o axônio.2)Neurônios bipolares: possui um dendrito e um axônio.3)Neurônios pseudo-unipolares: estas células têm dois axônios ao invés de um axônio e um dendrito. Um dos axônios vai até a medula espinhal, enquanto outro vai em direção da pele ou músculo.O que é, como é formada e qual é a importância da bainha de mielina?É umabainha rica em lipídeos revestindo muitos axônios tanto no sistema nervoso central como no periférico. A bainha de mielina é um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e mais energeticamente eficiente dos impulsos. Esta bainha é formada pelas membranas celulares das células da glia (células de Schwann no sistema nervoso periférico e oligodendróglia no sistema nervoso central). É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ed fisiologia
  • ed de fisiologia
  • Fisiologia ED
  • ED FISIOLOGIA GERAL UNIP
  • ED fisiologia II
  • ED II Fisiologia
  • Ed fisiologia unip
  • 6 Fisiologia M Dica Guyton E Hall 9a Ed

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!