ed fisca sertanejo

1917 palavras 8 páginas
Introdução
No Brasil, chama-se de música sertaneja o estilo musical que se produz por artistas interioranos, de melodia simples e melancólica com letras românticas e ingênuas. Originalmente, era chamado de ''sertanejo'' apenas o tipo de musica composto e executado por artistas das zonas rurais, utilizando instrumentos artesanais e típicos da época colonial, como viola, sanfona e gaita.
No entanto, a partir da década de 80, tem inicio uma exploração comercial do estilo. Surgem inúmeros artistas, quase sempre em dupla, que são lançados por gravadoras e expostos como produto de cultura de massa.
O que é sertanejo?
A palavra sertaneja é derivada da palavra sertão. Usando-a como adjetivo, estaremos caracterizando o sujeito como aquela pessoa que vive no sertão.
Entretanto, a música sertaneja tem sua origem a partir da região sul do sertão, ou seja, a região caipira.
A historia deste estilo musical pode ser dividida em quatros fases:
O sertanejo caipira (ou sertanejo raiz) a partir de 1929
O sertanejo em transição, com uma temática ja mais amorosa e conservadora a partir de 1945
O sertanejo romântico a partir de 1961
O sertanejo universitário a partir de 1994

Origem do Sertanejo
A música Sertaneja surgiu ainda na década de 1910. O pioneiro desse movimento foi o jornalista e escritor Cornélio Pires. No início da década de 1920 uma instituição liderada por Mario de Andrade promoveu uma semana para divulgação da arte brasileira, onde pela primeira vez foi montado um grupo intitulado de sertanejo, com instrumentos simples como a viola caipira, misturando alguns ritmos como o Catira, Moda de Viola, Lundu, Cururu, etc…Valorizando ainda mais o trabalho de Cornélio Pires. O primeiro registro de um grupo de música Sertaneja foi datado de 1924 (A Turma Caipira de Cornélio Pires), formada por violeiros como Caçula e Sorocabinha, e alguns outros tão importantes da época.

Já com inúmeros adeptos e crescendo a cada ano mais e mais, no final da década de 1920 começou a

Relacionados

  • O espaço natural do sertão paraibano
    2352 palavras | 10 páginas
  • Filipe Zau Educa Ao Em Angola 1
    236548 palavras | 947 páginas