Economista

Páginas: 11 (2698 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Sumário
Capítulo 1 – Nasce o Pai da Economia Moderna – Pg. 3
Capítulo 2 – Período Estudantil/Acadêmico – Pg. 3 a 4
Capítulo 3 – Vida Profissional – Pg. 4 a 5
Capítulo 4 – A Viagem – Pg. 5 a 6
Capítulo 5 – De Volta à Terra Natal e A Riqueza das Nações – Pg. 5 a 8
Capítulo 6 – Influências – Pg. 8
Capítulo 7 – Influenciados – Pg. 9
Capítulo 8 – Bibliografia/Fontes – Pg. 9

Este trabalhose dá por meio de pesquisa e estudo sobre Adam Smith, grande personalidade do mundo Econômico. O famoso pai da economia moderna será o alvo, onde será apresentada sua vida com fatos analisados de acordo com a influencia e relevância.

“O verdadeiro valor das coisas é o esforço e o problema de as adquirir.” Adam Smith

Adam Smith, Da Escócia para o Mundo.

1. Nasce o Pai da Economia ModernaO Contexto social do Reino Unido na primeira metade do século XVIII era de trevas sociais, onde a impiedade, a corrupção, a imoralidade, o desgoverno e a desosnetidade eram elementos constituintes de todas as camadas sociais britânicas, principalmente nas camadas mais elevadas. A Igreja era inerte, e não apresentava combate aos "pecadores", uma vez que suas "verdades" haviam sido totalmenteesquecidas. E foi com esse contexto social que nasceu Adam Smith, filósofo e economista, nascido em Kirkcaldy, Fifeshire, Escócia no século XVII, 5 de junho de 1723. Filho único de família não nobre, porém de classe alta, seu pai, também com nome Adam Smith, funcionário público, chegou a cargos importantes, já sua mãe, Margareth Douglas Smith, descendia de proprietário de terras.
De sua infância nãose sabe muito, além da morte do pai antes mesmo do seu nascimento. Porém há um fato curioso, mas não muito relevante, onde Adam fora sequestrado por ciganos, aos 4 anos de idade, quando ia para casa de seu avô materno. Mas a confusão logo teve fim, Adam foi recuperado algumas horas após o acontecido.
Adam possuia um afeto enorme para com sua mãe, até pelo fato de nunca ter conhecido seu pai. Háquem diga que Margareth Smith, foi o grande amor da sua vida, pois Adam nunca se casou.

2. Período Estudantil/Acadêmico
Na vida acadêmica, Adam conclui o ensino secundário em Kirkcaldy, na Burgh School of Kirkcaldy, umas das melhores escolas secundárias da Escócia, onde estudou latim, matemática, história e escrita. É em 1737, em Glasgow, hoje maior cidade da Escócia, que inicia seu cursode Filosofia Moral, que hoje seria uma mistura de ética, direito e princípios de economia, politica comercial e finanças públicas, na Universidade de Glasgow. Durante o curso estudou os clássicos greco-romanos, matemática, teologia e filosofia.

Em Glasgow, Adam sofreu grande influência de Francis Hutcheson, seu professor de Filosofia Moral e um dos maiores teóricos protestantes da Filosofia doDireito Natural. Foi neste período que Adam começou problematizar a economia, começou a estudar os problemas da econômia.
Antes de completar 5 anos para concluir seu curso em Glasgow, em 1740, estudando 3 anos na universidade da Escócia, Adam aceita um bolsa para continuar seu curso em Balliol College, Oxford, Inglaterra. Herbert Asquith certa vez descreveu os homens de Balliol como "possuindo umaconsciência tranquila de uma superioridade sem esforço". Mas seu periodo em Balliol teve pouca influencia, pois a universidade na época ainda apresentava obscurantismo religioso e escolasticismo anti-racionalista. Adam continuou em Oxford por pressão familiar, mas aquele ambiente nao o agradava. Apesar de ter ficado mais tempo do que o requerido para o bacharelado, Adam volta para a Escócia emagosto de 1746.
3. Vida Profissional
Já na Escócia, após 2 anos com sua mãe e sem emprego, em 1748/1749, Adam começa a ministrar alguns cursos avulsos em Edimburgo e já no inverno de 1750/1751 passa a ministrar um curso sobre problemas econômicos onde ele já possuia principios livre-cambistas. Com este curso Adam adquiriu ampliação no seu curriculo de relações intelectuais e reputação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economista
  • Economista
  • Economista
  • Economista
  • Economista
  • Economistas
  • Economista
  • economista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!