Economia

Páginas: 6 (1358 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

1. O que se entende por tempos bíblicos?
2. Existiram escolas econômicas na antiguidade ?
R: Não existiram.
3. Quais as principais contribuições que se pode extrair das obras de Platão, Aristóteles e Xenofonte?
4. Quais as principais fases da economia medieval?
5. Quais características da economia na idade media ?
6. Quantos anos perduraram o regime da economia feudal ou corporativa?
7.Qual o significado de Mercantilismo R: Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e os finais do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os estados
8. Aponte as principais características da estrutura econômica mercantilista. R: Caracterizou-se por uma forteingerência do Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes Estados-nação.
9. econômica mercantilista?
10. Qual influência da reforma na revolução do pensamento econômico ?
11. Qual a origem etiológica do vocábulo mercantilismo. R: Conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna,entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes Estados-nacionais.
12. Que se entende por fisiocracia. R: A fisiocracia, consideradaa primeira escola da economia científica, antes até mesmo da teoria clássica de Adam Smith, é uma teoria econômica que surgiu para se opor ao mercantilismo, se apresentando como fruto de uma reação iluminista. Em síntese, a fisiocracia se baseia na afirmação de que toda a riqueza era proveniente da terra, da agricultura. 
13. Quais as principais contribuições fisiocratas para constituição daciência econômica?R: A Fisiocracia foi mais uma contribuição para a gestação do moderno pensamento Económico. A sua principal ideia foi o cada vez maior valor que se dá à terra (cometendo o exagero de pensar que só os produtos retirados da terra é que proporcionam riqueza) e Quesnay, como bom Fisiocrata veio desenvolver essas teorias, criando o Quadro que alerta para a circulação do Capital nossectores da Economia.
14. Qual o significado de atividade econômica entre produtivas para fisiocratas?
15. Quais as consequências de ordem prática decorrente do principio da ordem natural ?
16. Quem fundo a Escola Fisiocrata ? R: François Quesnay
17. Quando surgiu a Escola Clássica ou liberal e qual sua principal afirmativa?
18. Quais os quatro grandes princípios da teoria liberal econômico? Defesada propriedade privada; 
Liberdade econômica (livre mercado)
-Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado) 
Igualdade perante a lei (estado de direito)
19. Quais consequências politicas do liberalismo clássico econômico?
20. Qual significado de socialismo ? Socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu no final do século XVIII. e secaracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres.
21. Que se entende por socialismo ? Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização económica advogando a propriedade pública ou coletiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedadecaracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação. O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada. Karl Marx afirmava que o socialismo seria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!