Economia

Páginas: 8 (1829 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Econometria é um conjunto de ferramentas estatísticas com o objetivo de entender a relação entre variáveis econômicas através da aplicação de um modelo matemático. A econometria nasceu como uma disciplina científica. Atualmente a econometria é uma ferramenta indispensável para modelar a realidade em quase todas as disciplinas econômicas e de negócios.
Métodos
Os principais métodoseconométricos para realizar regressões, bem como seus estimadores (na forma matricial), são:

Método dos mínimos quadrados (OLS)
Mínimos quadrados generalizados
Método da máxima verossimilhança
Método dos momentos generalizado
Variáveis instrumentais
Método dos mínimos quadrados em dois estágios (MQ2E)
Método bayesiano
Organização dos dados
Dependendo dos dados que se possui, é possível realizarestudos organizando-os das seguintes maneiras:
Secções cruzadas, para uma ou mais variáveis estáticas no tempo;
Séries temporais, para uma ou mais variáveis observadas ao longo do tempo;
Dados em painel, são informações de indivíduos ou firmas que podem ser acompanhadas ao longo do tempo. Dados em painel podem ser divididos em painéis balanceados ou não-balanceados.
O termo econometria é asvezes confundido com economia matemática.
O termo "metria" do último termo está relacionado a medição de dados econômicos, abordando estudos de observações através de métodos estatísticos de estimação e testes de hipóteses. O ramo da economia matemática, por sua vez, se destina a aplicação da matemática a aspectos puramente teóricos da análise econômica, preocupando-se muito pouco, ou quase nada, comproblemas estatísticos como erros de medição das variáveis que estão sendo investigadas.





Macroeconomia

A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitirfatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo.
A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estruturamacroeconômica se compõe de cinco mercados:
• Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.
• Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.
• Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa dejuros.
• Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e dificitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.
• Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.
Trata a economia como um todo. Preocupa-se com aobtenção ou criação das riquezas econômicas (rendas) e suas respectivas repartição ou distribuição. Em outras palavras, poderíamos definir macroeconomia, como o estudo dos fenônmenos que englobam toda a economia. A macroeconomia, estuda: a teoria dos agregados e a teoria geral do equilíbrio e desenvolvimento, que por sua vez, estuda as teorias da moeda, das finanças públicas, das relaçõesinternacionais e do desenvolvimento.
Um macroeconomista, pode estudar: os efeitos dos empréstimos feito pelo governo federal; as mudanças da taxa de desemprego ao longo do tempo; políticas alternativas para promover a elevação do padrão de vida da população. Os objetivos de políticas macroeconômicas são: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!