Economia e Política na Crisie Global - resumo

2258 palavras 10 páginas
1 ECONOMIA E POLÍTICA NA CRISE GLOBAL - SÍNTESE

INTRODUÇÃO

Tudo começou no início da crise em 2007, com crise americana causada pela hipoteca imobiliária que tiveram origem na chamada tabela subprime que garantiam os financiamentos sem a segurança real. Enquanto isso o Brasil era destaque econômico até o fim de 2008.
Contudo os reflexos desta crise puderam ser vistos nos aspectos como crédito difícil e caro, juros alto e queda dos preços de exportação, houve inclusive em meados da crise discussão a produção do etanol brasileiro sobe o enfoque de que devastação para movimentar máquinas poderia prejudicar o abastecimento alimentar do mundo, destacou-se fim de 2008 com recessão, desemprego e ameaça de deflação.

ELEMENTOS PARA UMA AGENDA DE PESQUISA

Já no início de 2006 o presidente do Banco Central americano, de Ala Greespan, alertou sobre as hipotecas Subprime (hipoteca de risco), o que poderia afetar a economia no futuro. Mas no contexto o mercado e o governo americano preferiu ignorar o alerta dado a necessidade de aquecimento da encomia.
Mesmo que esta alerta fosse de suma importância, não encontrava naquele momento sustentação, pois não havia outros entendidos que pudessem prever tal crise. Esta falta de previsão é compara da queda do muro de Berlim em 1989. Foram observado três aspectos importantes com relação a crise: 1º Aspecto: A surpresa com a qual se apresentou, pois quase ninguém a previu, e se alguém mencionou-a foi considerado um desmancha-prazeres. O 2º Aspecto: ela deixou um lição a todos que conviveram com ela, pois faz-se necessário olhar o presente com perspectivas futuras, pois com a crise de 11Set01 o povo americano precisa de motivação e animo, especialmente na economia, o que fez exatamente seu Banco Central fazer vistas grossas a muita coisa, relaxando assim na sua função de fiscalizador e controlador. O 3º Aspecto: o contágio do países emergentes durante a crise foi inevitável, especialmente aqueles que estavam despreparados,

Relacionados