Economia solidaria

Páginas: 3 (714 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014






Movimentos Sociais e Economia Solidários
Economia

Índice
Introdução………………………………………………………………………….Pag2Economia Solidária……………………………………………………………….Pag3
Movimentos Sociais………………………………………………………………Pag5
Conclusão…………………...………………………………………………….…Pag6
Bibliografia……………………………...…………………………………………Pag7Introdução
O trabalho realizado no âmbito da disciplina de Economia apresenta dois grandes temas de pesquisa: Economia social e os Movimentos Sociais.
Estes temas são bastantes amplos e possuem uma vastabibliografia a respeito. Optou-se por ressaltar apenas os aspectos mais importantes para atender ao objectivo do trabalho pedido.

Economia Solidária
A Economia Solidária pode ser definidacomo um conjunto de experiências colectivas de trabalho, produção e comercialização, que são organizadas por princípios de solidariedade.
Cattani (2003) afirma que compreende a necessidade deconstruir uma outra economia para atender às novas exigências de uma sociedade em que os sentimentos de cooperação e solidariedade se contrapõem à concorrência a qualquer preço.
É dentro desse cenário quea Economia Solidária apresenta-se de maneira mais incisiva, uma vez que já era um conceito existente desde o século XIX, com a Revolução Industrial. Não serve apenas como alternativa para pobres eexcluídos mas com avanços reais em distintos domínios, de maneira a envolver responsavelmente amplos setores da sociedade, procurando, por entre a criatividade, o aperfeiçoamento de produtos e serviçosde melhor qualidade.
Tendo em vista sempre a recuperação social mais do que o progresso técnico proporcionou em relação ao conforto e a qualidade de vida.
A economia solidária foi uma resposta dasociedade que procurou organizar-se segundo três princípios: o princípio de cooperação, autonomia e gestão democrática. Em que predominava a solidariedade ao interesse individual e ao ganho material....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia solidaria
  • Economia solidaria
  • Economia solidária
  • Economia Solidária
  • Economia solidária
  • Economia solidária
  • Economia solidaria
  • Economia solidária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!