Economia internacional - tecnologia e afins

Páginas: 4 (933 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2012
ECONOMIA INTERNACIONAL

Com o objetivo de analisar criticamente o modelo de vantagens comparativas e o comercio internacional, conforme informações retiradas de fontes diversas, o intuito dessaresenha é dar um parecer na evolução da ideia de vantagens comparativas, introduzida à nos por Davi Ricardo, e desenvolve-lá da mesma forma que os pensadores economicos, pouco a pouco, vão agregandovalor ao conceito, fazendo-o evoluir e se tornando mais completa e também mais próximo da realidade.

Com os principios das vantagens comparativas advindos do modelo de vantagens absolutas de AdamSmith, começou-se uma grande “jornada” de uma ideia simples, que consistia em poucos pontos para a sustentação da mesma, até um conceito complexo e mais preciso que temos hoje em dia que temos hoje em dia.Em nossa economia globalizada o comercio internacional é algo indispensável para o rápido crescimento e um maior bem estar geral da economia de qualquer país. Isso pois, segundo ao conceito dasvantagens comparativas, todos ganham com o comercio internacional. Isso se dá pois, caso haja vantagens relativas de certo país na produção de certo produto, o mesmo pode se especializar nele e trocarcom países que se especializem em outros produtos, assum almentando sua curva de possibilidade de consumo em menor ou maior grau.

É claro que o comercio internacional traz grandes beneficios para aeconomia no geral, porém a lei das vantagens comparativas de David Ricardo não consegue, por si só, explicar toda a complexidade que o comercio internacional possui. Existem várias váriaveis queajudam a explicar o comercio internacional em modelos, porém ainda não foi feito um modelo especifico que pudesse abrangesse todas essas variáveis. Uma delas é o avanço tecnologico. Segundo algunspensadores economicos, o avanço tecnologico é a fonte polpadora de trabalho que faz aumentar os rendimentos do trabalho comum de qualquer setor. Ou seja, com o avanço tecnologico se produz mais em menos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia e áreas afins
  • Economia internacional
  • economia internacional
  • Economia Internacional
  • Economia internacional
  • ECONOMIA INTERNACIONAL
  • Economia internacional
  • Economia internacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!