Economia_do_Software

7568 palavras 31 páginas
A Economia do Software Livre à luz da Teoria do Aprisionamento Tecnológico

Resumo
Este trabalho tem o objetivo de analisar o processo de difusão de Software Livre (SWL) a luz da teoria do aprisionamento tecnológico, identificando os efeitos econômicos para ofertantes e usuários de bens e serviços correlatos. Aprisionamento tecnológico é o processo de dependência ao qual as organizações são submetidas ao fazerem uma opção de uso de uma tecnologia. A metodologia do trabalho se constituiu de análises detalhadas da literatura especializada em software livre e de resultados de estudos empíricos relacionados ao tema.
Uma análise preliminar do objeto sugere a existência de lacunas conceituais que desencadeiam uma limitação sobre a percepção da totalidade dos efeitos da adoção de tecnologias baseadas em SWL nas organizações. Como resultado do trabalho, é possível observar que os efeitos da difusão de software livre estão longe de ser puramente positivos.
Questões relacionadas ao aprisionamento tecnológico e a materialização dos custos de troca são presentes e interferem de forma significativa na lógica de adoção do software livre.
Entretanto, não se tem neste trabalho a intenção de fornecer respostas amplas sobre a difusão do SWL, nem tampouco esgotar as possibilidades teóricas de análise ou encerrar as discussões a respeito.
Palavras-chave: Software; Livre; Aprisionamento; Tecnológico.

1. Introdução

Recentemente, coincidindo com o avanço das tecnologias de comunicação, o software se colocou como o elo de ligação entre várias cadeias produtivas e indivíduos localizados em diversas partes do mundo, evidenciando um reconhecimento difundido da importância e uso da informática. Está sendo crescentemente usado em todos os aspectos de negócio e várias atividades da vida social. Companhias estão realizando grandes investimentos em software, investindo em aplicações que vão desde a comercialização de seus produtos ao controle interno das cadeias de

Relacionados