Economia do japao

Páginas: 26 (6299 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
I. JAPÃO 4
II. RECUPERAÇÃO DA PÓS GUERRA 4
III. RÁPIDO CRESCIMENTO ECONÔMICO 5
IV. A ECONOMIA DA ENCRUZILHADA 6
V. TENDÊNCIA MACRO-ECONÔMICA 7
VI. ORGANIZAÇÃO DA ECONÔMIA 9
VII. AGRICULTURA,RECURSOS FLORESTAIS E PESCA 9
VIII. ENERGIA E MINERAÇÃO 10
IX. INDÚSTRIA 10
X. FINANÇAS 10
XI. TRANSPORTES 11
XII. SETOR INDUSTRIAL 12
XIII. CARACTERÍSTICAS GERAIS DAECONÔMIA JAPONESA 12
XIV. IENE 14
1. OQUE É 14
2. HISTÓRIA 14
3. EMISSÃO E FRACIONAMENTO DA MOEDA 14
4. OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O IENE 14
5. VOCÊ SABIA 14
XV. IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL 15
6. INTRODUÇÃO 15
7. MOTIVOS E INICIO DA IMIGRAÇÃO 15
8. DIFICULDADES E DESAFIOS 15
9. CONTRIBUIÇÕES 16
10. CURIOSIDADES 16
XVI. ANEXOS 17
XVII. CONCLUSÃO 19
XVIII. BIBLIOGRAFIA 20Introdução

Nesse trabalho iremos falar sobre a economia do Japão
A economia japonesa teve um grande avanço após a Segunda Guerra Mundial. Derrotado, o país recebeu uma grande quantidade de capital estrangeiro, principalmente norte-americano, para sua reconstrução. O Japão passou a investir no desenvolvimento industrial e tecnológico, tornando-se na década de 1970 numa grande potênciaeconômica.
Atualmente, o Japão é a segunda maior economia do mundo. Destaca-se na produção e exportação de veículos, equipamentos eletrônicos e artigos de informática. Além destas áreas, a metalurgia, siderurgia e produção naval também são destaques na economia japonesa. Além de grandes empresas multinacionais, o Japão conta com um forte sistema bancário.


















I. JAPÃOJapão é um país insular da Ásia Oriental. Localizado no Oceano Pacífico, a leste do Mar do Japão, da República Popular da China, da Coreia do Norte, da Coreia do Sul e da Rússia, se estendendo do Mar de Okhotsk, no norte, ao Mar da China Oriental e Taiwan, ao sul. Os caracteres que compõem seu nome significam "Origem do Sol", razão pela qual o Japão é às vezes identificado como a "Terra do SolNascente".
O país é um arquipélago de 6 852 ilhas, cujas quatro maiores são Honshu,Hokkaido, Kyushu e Shikoku, representando em conjunto 97% da área terrestre nacional. A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões como, por exemplo, os Alpes japoneses e o Monte Fuji. O Japão possui a décima maior população do mundo, com cerca de 128 milhões de habitantes. A Região Metropolitana de Tóquio, queinclui a capital de facto de Tóquio e várias prefeituras adjacentes, é a maior área metropolitana do mundo, com mais de 30 milhões de habitantes.
Pesquisas arqueológicas indicam que humanos já viviam nas ilhas japonesas no período Paleolítico Superior. A primeira menção escrita do Japão começa com uma breve aparição em textos históricos chineses do século I d.C. A influência do resto do mundoseguida por longos períodos de isolamento tem caracterizado a história do país. Desde a sua constituição em 1947, o Japão se manteve como uma monarquia constitucional unitária com um imperador e um parlamento eleito, a Dieta.
Como grande potência econômica, possui a terceira maior economia do mundo em PIB nominal e a quarta maior em poder de compra. É também o quarto maior exportador e o quartomaior importador do mundo, além de ser o único país asiático membro do G8. O país mantém uma força de segurança moderna e ampla, utilizada para auto-defesa e para funções de manutenção da paz. O Japão possui um padrão de vida muito alto (10º maior IDH), com a maior expectativa de vida do mundo (de acordo com estimativas da ONU e da OMS) e a terceira menor taxa de mortalidade infantil. O país tambémfaz parte doG20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.

II. Recuperação do Pós-Guerra
Durante alguns anos após a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial, a economia da nação ficou quase totalmente paralisada em virtude da destruição causada pela guerra, com uma séria escassez de alimentos, uma inflação descontrolada e um agressivo mercado negro. A nação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia no Japão
  • Economia do Japão
  • Economia do japão
  • Economia do japão
  • Economia do Japão
  • economia do japao
  • Trabalho Economia do Japão
  • Japão: História, Politica, Economia e conflitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!