Economic

Páginas: 14 (3426 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2013







FRANCISCO ILO DA SILVA – RA: 420428
KEILLYANNY KALLYS KALLYNNA FERNANDES FREITAS – RA: 432472
FRANCISCO CLODOALDO FERREIRA – RA: 417724
ARQUIDES FEITOZA DE MEDEIROS – RA: 432374





UMA ANÁLISE MICRO E MACROECONÕMICAProf.ª MARIA RENATA M. G. DALPIAZ











PAU DOS FERROS/RN
21 DE SETEMBRO DE 2013.
FRANCISCO ILO DA SILVA – RA: 420428
KEILLYANNY KALLYS KALLYNNA FERNANDES FREITAS – RA: 432472
FRANCISCO CLODOALDO FERREIRA – RA: 417724
ARQUIDES FEITOZA DE MEDEIROS – RA: 432374





UMA ANÁLISE MICRO E MACROECONÕMICA




Trabalho Apresentado como pré-requisito parcial dadisciplina Fundamentos da Economia, ministrada pela Professora Maria Renata M. G. Dalpiaz, do curso de Administração, do Centro de Educação a Distancia, Universidade Anhanguera – Uniderp.












PAU DOS FERROS/RN
21 DE SETEMBRO DE 2013
INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresentará uma análise econômica de uma determinada região regional sobre um produto, que no caso o escolhido para talfinalidade é o ramo de confecções. A análise será derivada de sucessivas pesquisas sobre demanda e oferta, custo de produção, indicadores regionais econômicos, políticas monetárias e fiscais do Governo Federal e influência de economias globalmente inseridas no contexto, tendo como atribuição profissional, analisar mercados e identificar oportunidades e dificuldades no ambiente interno e externo dasorganizações, compreendendo cenários econômicos, e dessa forma fornecendo embasamentos para a tomada de decisões.
DESENVOLVIMENTO

QUANTO SE COMPRA E QUANTO SE VENDE
Segundo informações em fontes de dados econômicos o setor da indústria do vestuário no Brasil conta com mais de 30 mil empresas que constituem um expressivo segmente socioeconômico, representando 17,5% do PIB da Indústria deTransformação e cerca de 3.5% do PIB total brasileiro. O faturamento aproximado em 2007 foi de US$ 34,6 bilhões (ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, 2007).
Ainda segundo dados da ABIT, a indústria do vestuário no Brasil é uma das que mais empregam no país, com 1.7 milhões de empregados até o final do ano 2008, dos quais 75% é mão-de-obra feminina. É o segundo maiorempregador da indústria de transformação, e também o segundo maior gerador do primeiro emprego. O Brasil é o sexto maior produtor têxtil do mundo, e o segundo maior produtor mundial de denim (jeans).
Em seu primeiro balanço de 2009, a ABIT traçou o atual perfil da oferta do setor do vestuário, que conta com dados interessantes como:
Entre 2004 e 2008 a produção nacional cresceu 16%.
Em 2008 foramproduzidas 5,5 bilhões de peças.
As vendas da indústria somaram 30 bilhões de reais.
A indústria nacional conta com 20 mil produtores com perfil industrial em atividade, donde 84,5% são microempresas (menos de 20 funcionários).
Os grandes players do setor correspondem a apenas 0,3% do volume de produção.
Pode-se perceber mediantes informações acima distribuídas que há uma alavancagem de carátersignificativo nesse ramo de atividades e todas as tendências mostram o crescimento cada vez maior.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR.
Para identificar o perfil dos consumidores do ramo de confecções a ABIT realizou pesquisas distribuindo as informações da seguinte forma:
- apenas 27,1% dos entrevistados costumam olhar as etiquetas das peças de vestuário/artigos de moda para saber a origem do produto;- as mulheres são as maiores responsáveis, com participação de 84,6%, pela escolha de peças de vestuário/artigos de moda para si próprias ou para membros da família;
- a frequência de compra de peças de vestuário/artigos de moda é de uma vez por mês para 37,7% dos entrevistados e a cada três meses para 30,4% dos consumidores;
- as lojas de rua são o local preferido para compra de 56,2% dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economics
  • economic
  • Managerial economics
  • Economics for life
  • Desenvolvimento economic
  • ECONOMIC VALUE ADDED
  • EVA ECONOMIC VALUE
  • Eva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!