Economia Agroexportadora

Páginas: 12 (2907 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2014



INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR


DAIANE GUALBERTO AMARAL
TICCIANY VIEIRA DOS SANTOS


ECONOMIA AGROEXPORTADORA








Santarém- PA
Novembro/2013







DAIANE GUALBERTO AMARAL
TICCIANY VIEIRA DOS SANTOS



ECONOMIA AGROEXPORTADORA













Santarém- PA
Novembro/2013


APRESENTAÇÃOEconomia agroexportadora é baseada na produção e exportação de produtos primários. Desde seu descobrimento até o período denominado República Velha (1889-1930), a economia do Brasil teve como principal direcionador da performance da suas exportações os produtos primários. Desta forma, no inicio do século XX, as exportações eram determinantes para o desempenho da economia brasileira, poisgarantiam as importações, base da estrutura do consumo no Brasil.
Desde sua colonização até o ano de 1930, o Brasil apresentou uma economia agroexportadora. Ou seja, o bom desempenho da economia dependia da exportação das poucas commodities agrícolas, que com o tempo variou os produtos a serem exportados para o mercado internacional em: ouro, açúcar, café, borracha e outros, formando os ciclos daeconomia brasileira. Entre esses ciclos o que apresentou maior desenvolvimento foi o ciclo do café. O bom desempenho da economia brasileira dependia das condições do mercado internacional dos produtos exportados, sendo a variável-chave, no Império e na República Velha, o preço internacional do café. As condições desse mercado, porém, não eram controladas pelo o Brasil.
Neste trabalho serão destacadas asprincipais dificuldades desse tipo de economia (elevada vulnerabilidade, elevada concentração de renda, comportamento cíclico dos preços das exportações), os mecanismos de proteção utilizados para enfrentar tais dificuldades (desvalorização cambial e política de estocagem), assim como as condições de desenvolvimento do setor industrial dentro desse tipo de economia.







DESENVOLVIMENTOOs ciclos e a economia agroexportadora
Apesar de ser o principal produtor mundial de café, outros países também influíram na oferta, além de boa parte do mercado ser controlada por grandes companhias atacadistas que especulavam com estoques. A demanda do mercado dependia das oscilações no crescimento mundial, aumentava em momentos de prosperidade e se retraía quando os países ocidentaisespecialmente EUA e Inglaterra, entravam em crise. Desse modo, as crises internacionais causavam problemas nas exportações brasileiras de café, criando sérias dificuldades para toda a economia brasileira, dado ou indiretamente do desempenho do setor exportador cafeeiro. Essa falta de controle das variáveis-chaves da economia explica, em parte, a elevada vulnerabilidade de uma economia agroexportadora.Numa economia agroexportadora, a irradiação do setor exportador sobre os demais setores da economia depende da natureza do processo produtivo e do menor ou maior efeito multiplicador desse setor sobre os demais. Esses outros setores, porém, durante agroexportador possuem um baixo nível de produtividade quando comparados com o setor exportador e dificilmente geram um dinamismo próprio.

Modelo dedesenvolvimento voltado para fora

Maria da Conceição Tavares (1975) classificou este tipo de estrutura como modelo desenvolvimento voltado para fora. Nele, o desenvolvimento nacional tinha como características a dependência do setor externo e o descasamento entre a estrutura produtiva e a demanda interna. Acrescente-se que esta estrutura não era exclusividade do Brasil, mas comum aos daAmérica Latina. Nos países mais desenvolvidos ou centrais a situação era bastante diferente como mostra o quadro a seguir.

Países agroexportadores
(América latina)

Países centrais

A exportação é variável determinante da renda nacional.

A renda nacional pode ser explicada também como derivada do investimento.

A pauta de exportação concentrada em produtos primários.

Pauta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia Agroexportadora
  • Economia agroexportadora
  • economia agroexportadora
  • economia agroexportadora
  • Economia Agroexportadora
  • Economia Agroexportadora
  • Economia agroexportadora
  • Economia agroexportadora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!