Econometria

Páginas: 9 (2021 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2013


Universidade de São Paulo
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
Departamento de Economia, Administração e Sociologia









Trabalho de Econometria






Heder Jonas de Almeida(põe um pra nois)
Renan Fontanelli
Leonardo Lucas Manfio






Piracicaba
2013


2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1. O Produto Interno Bruto (PIB).
O PIB é o nome que damos aovalor total de mercado dos bens e serviços finais produzidos dentro de um país durante um determinado período de tempo. É o número que resulta quando você mede em termos monetários os diversos bens e serviços – de uma banana a um jato – que um país produz com sua mão de obra, sua terra e seus recursos de capital. O PIB é igual à produção total de bens de consumo e de investimento, comprasgovernamentais, e exportações líquidas para outros países.
“O produto interno bruto (PIB) é a medida mais abrangente da produção total de bens e serviços de uma nação. É soma dos valores monetários de consumo (C), investimento bruto (I), compras ou gastos governamentais de bens e serviços (G), exportações líquidas (X), e importações líquidas (M) produzidas por uma nação durante um determinado período detempo”.
Em notação:
PIB = C + I + G + X – M
O PIB é usado para muitos propósitos, porém o mais importante é medir o desempenho geral de uma economia. No Brasil ele é calculado exclusivamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O produto interno bruto poder ser medido de duas maneiras: (1) como fluxo de produtos finais, ou (2) como os custos ou remunerações totaisdos insumos que geram a produção. Como o lucro é um resíduo, ambas as abordagens renderão exatamente o mesmo total do PIB.
2.2. Investimento.
Qualquer um que destine parte de sua produção atual vislumbrando a formação de capital – por exemplo, bens duráveis que aumentem a produção futura - pode ser considerado um investidor. Entretanto aumentar o capital requer sacrificar o consumo atual paraaumentar o consumo futuro.
Nas contas nacionais, o investimento, consiste em acréscimos no número de edificações, equipamentos, softwares e estoques durante um determinado período de tempo. As contas nacionais incluem principalmente capital tangível (como edificações e computadores), mas omitem a maior parte do capital intangível (como pesquisa, desenvolvimento e despesas com educação).
Oinvestimento se encaixa nas contas nacionais pelo simples fato de que agentes econômicos estão usando parte das possibilidades de produção da sociedade para a formação de capital e não no consumo, portanto esta formação de capital deve ser incluída no cálculo do PIB. Investimentos representam acréscimos ao estoque de bens de capital duráveis que aumentam as possibilidades de produção no futuro.
Éimportante lembrar que para formação de capital, medimos o investimento líquido. O investimento líquido é sempre o capital que nasce (investimento bruto) menos as mortes de capital (depreciação do capital).
2.3. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresa pública federal, é hoje o principal instrumento definanciamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental.
Desde a sua fundação, em 1952, o BNDES se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. O Banco também vem implementando linhas deinvestimentos sociais, direcionados para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.
O apoio do BNDES se dá por meio de financiamentos a projetos de investimentos, aquisição de equipamentos e exportação de bens e serviços. Além disso, o Banco atua no fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e destina financiamentos não reembolsáveis a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • econometria
  • ECONOMETRIA
  • ECONOMETRIA
  • Econometria
  • Econometria
  • Econometria
  • Econometria
  • Econometria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!