Ecologia

Páginas: 18 (4352 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
2. BIOMA: MATA ATLÂNTICA
A Mata Atlântica está localizada sobre uma grande cadeia de montanhas, onde o substrato dominante são rochas cristalinas. Morros arredondados são formados por rochas graníticas, rochas calcárias que são extremamente vulneráveis à dissolução química formam cavernas e rochas formadas por quartzitos aparecem em algumas regiões como o Morro do Jaraguá em São Paulo.


2.1SOLO

O solo é caracterizado por ser raso, com pH ácido, sempre úmido, pobre e pouco ventilado, recebendo pouca luz pois os raios solares são absorvidos na grande parte pelo estrato arbóreo. A umidade e farta matéria orgânica (serrapilheira) faz com que o solo se torne favorável a ação de decompositores (fungos e bactérias) que proporcionam o aproveitamento de nutrientes e sais minerais pelasplantas. O solo por ser raso e úmido é propicio ao desbarrancamento e erosão, o que é comum neste bioma, os deslizamentos e erosões nas partes mais altas e a deposição de material nas partes baixas faz a renovação do solo dando espaço para novas associações.
As vegetações de grande porte conseguem se sustentar no solo raso através de raízes tubulares, intricadas e paralelas ao solo. Alguns animaiscomo as minhocas praticam atividades que contorna o solo e facilita a entrada de água e sais minerais, além de ajudar na formação do húmus.
O desmatamento empobrece o solo rapidamente, pois as águas das chuvas transportam os minerais para o lençol subterrâneo (lixiviação). Sofrem erosão rápida ou endurecem formando crostas grossas que dificultam o cultivo, por isso que a queimada empobrecerapidamente o solo de florestas tropicais.
Por percorrer dezessete estados do Brasil a Mata Atlântica se adaptou às diferentes qualidades de solos, diferentes altitudes, o que proporcionou uma biodiversidade enorme. As maiores altitudes na região norte se encontram no norte do estado de Alagoas, todo o estado de Pernambuco e da Paraíba e pequena parte do Rio Grande do Norte tendo 500 a 800 metros dealtitude próximos ao mar. Em São Paulo há a Serra do Mar que chega a 900 metros de altitude.
A Mata Atlântica pode ser dividida em estratos; o estrato superior é chamado de dossel, composto por árvores altas, adultas e que recebem toda a luz solar, as arvores do interior da mata fazem parte do estrato arbustivo, vivem sempre sombreadas pelas árvores do dossel; o estrato herbáceo é formado porplantas de pequeno porte que vive próxima ao solo, como é o caso de gramíneas, arbustos e plantas jovens que vão compor outros estratos quando adultas.


2.2 RECURSOS HÍDRICOS

A Mata Atlântica está incluída nas florestas pluviais do planeta por apresentar um alto indica pluviométrico, variando em média entre 1800 e 3600 mm/ano podendo chegar a 4000 mm/ano em algumas regiões. Isso ocorre devido àcondensação da brisa oceânica carregada de vapor que é empurrada para regiões continentais, chegando às serras, quando estes ventos se encontram com correntes de ar com diferentes temperaturas faz com que o excesso de vapor de água se precipite e forme as chuvas ou serração, tornando o ambiente úmido.
A chuva escorre pelas folhas e troncos das árvores até atingir a serrapilheira e umedecê-la,acelerando o processo de decomposição, além de se infiltrar no solo e alimentar o lençol freático até sair na superfície como nascentes. As folhas das plantas têm um grande papel, pois diminui a intensidade com que a água encontra o solo, prevenindo a erosão e protegendo plantas mais novas, além de ser enriquecida com sais minerais e substâncias orgânicas, a água se incorpora ao solo e se tornadisponível para as raízes das arvores.
A maioria dos rios é perene, alimentados constantemente pelas chuvas, quando com maior intensidade contribui para a mudança de curso destes rios, resultando na erosão de suas margens externas e acumulo de sedimentos nas margens internas, com a mudança de curso podem-se formar lagoas de água doce, brejos, ou lacunas de água salobra (próximas ao mar).


2.3...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!