Ecologia

3694 palavras 15 páginas
HEMEROBIA NAS UNIDADES DE PAISAGEM DA FLORESTA NACIONAL
DE IPANEMA, IPERÓ/SP: CONCEITO E MÉTODO
HEMEROBIC IN THE LANDSCAPE UNITS OF IPANEMA NATIONAL
FOREST, IPERÓ/SP: CONCEPT AND METHOD
ORIANA APARECIDA FÁVERO1
JOÃO CARLOS NUCCI 2
MÁRIO DE BIASI 3

RESUMO
Este trabalho apresenta um método de identificação da alteração antrópica (hemerobia) aplicado às unidades de paisagens da Floresta Nacional (FLONA) de Ipanema, como subsídio ao planejamento ambiental.
ABSTRACT
This paper presents a methodological framework to identify the human changes (hemerobic) applied to the landscape units of Ipanema National Forest, aiming to contribute to the environmetal planning.

INTRODUÇÃO
Transformar a natureza para satisfação das necessidades humanas é um processo inevitável de importância vital. Todavia, essa transformação quando feita pensando-se apenas no maior lucro direto e imediato, baseada na crença no avanço tecnológico e sem um planejamento com visão sistêmica, provoca profundas modificações nos sistemas naturais, com conseqüências indesejáveis.

Trabalhos Técnicos

Com a crescente tendência à concentração das populações em áreas urbanas, cada vez menos os cidadãos conseguem encontrar oportunidades de contato direto com a natureza já que, na maioria dos casos, a urbanização ocorre com aumento de “concreto” em detrimento da paisagem natural primitiva.
A importância, para a saúde, do contato direto dos seres humanos com a natureza já é fato comprovado cientificamente, entretanto, este se torna cada vez mais difícil nas áreas urbanizadas. Sendo assim, acredita-se que as Unidades de Conservação, entre outros objetivos, também deveriam se preocupar em fornecer oportunidades de se vivenciar a natureza.
No entanto, até mesmo nessas áreas corre-se o risco de se artificializar a paisagem para fins de obtenção de recursos financeiros.

1
2

550

3

Bióloga, mestre em Geografia Humana, UPMackenzie e USJT.
Biólogo, doutor em Geografia Física,

Relacionados