Ecologia e design

Páginas: 5 (1153 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2011
1. Ecologia e design: A atuação do produtor gráfico na era da sustentabilidade.

Esse trabalho vem discutir a relação entre ecologia e design: A atuação do produtor gráfico na era da sustentabilidade. O assunto a ser discutido aqui, tem como conceito duas reportagens, a primeira, da revista Ecológico, publicada em Fevereiro de 2011 e a outra referente à publicação da revista Publish, edição101, ano 2009, matéria assinada por Luciana Porfírio.

Os textos apresentam a relação entre a necessidade de fabricação do papel para consumo de forma politicamente ecológica, através da plantação de eucaliptos e pinus, onde as fabricas vem afirmando serem ecologicamente corretos os processos desde o manejamento de sua plantação, passando pelo corte, ate chegar a fabrica, nos processos defabricação e em contra partida, a população de alguns municípios fazem menções a possíveis casos, temendo serem afetados negativamente com o desmatamento de áreas de preservação, que são berços de nascentes de rios e habitat natural de diversas espécies de animais e plantas.

As matérias apresentadas trazem a tona uma discução muito ampla e que deve ser baseada em estudos profundos para que as atitudestomadas não tragam impactos negativos no futuro, pois do que adiantara ter o papel para os devidos usos, sendo que não teremos um publico alvo a quem divulgá-los, pois em previsões feitas por ambientalistas, daqui a alguns anos, se o desmatamento, a poluição, a contaminação e a extinção de rios continuarem, a vida na terra correrá sérios riscos, devido ao uso indiscriminado e ao descarte inconscientedesse material a cerca desses recursos naturais.

Sabemos que a corrupção impera no Brasil, assistimos todos os dias em noticiários escândalos sobre favorecimento, troca de favores ou o famoso jeitinho brasileiro, termos comumente usados em relação a essas praticas sujas que acontecem no país, principalmente em órgãos do governo, que tem a função de fiscalizar e punir atuações ilegais em áreasde preservação ambiental e que geralmente acabam na absolvição dos responsáveis, devido a brechas presentes na legislação vigente no país.

Deve se sim, proibir e punir toda e qualquer ação que vá contra as leis e que por conseqüência prejudique a população. Devem ser cobrados e exigidos estudos referentes as áreas a serem exploradas, tudo com embasamento técnico de pessoas e órgãos competentespara tal avaliação, pois sabemos que existe a necessidade do consumo dessa matéria prima e que ela é necessária para a criação de produtos indispensáveis no nosso dia a dia, mas que essa produção deve valorizar a preservação ambiental, respeitando as leis vigentes e valorizando a preciosidade da vida em todos os ecossistemas.

Para tentar reduzir o despejo desses materiais usados de formaindiscriminada, as empresas apresentaram o papel reciclado, que carrega o apelo de ser politicamente correto, não agredindo a natureza e não poluindo, mas não é bem assim que acontece, desde que as empresas saibam produzi-lo. Sabemos que para dar a devida clareza a esse tipo de papel, são usados produtos químicos pesados e são necessárias certas porcentagens de fibras virgens dependendo da finalidade dopapel. Nesse caso, deve haver e ser aplicada a consciência ambiental por parte da empresa, pois são gastos milhares de litros de água utilizados tanto na produção de fibras virgens quanto na reciclagem do papel para a retirada dos produtos químicos pesados utilizados e isso deve ser feito através de estações de tratamento presentes dentro da própria empresa, economizando assim o consumo internode água e evitando que resíduos contaminem o solo, rios e o ar.

As empresas vêm investindo cada vez mais em certificações para conquistar o mercado consumidor, pois sabem que os clientes estão cada vez mais informados e exigentes, desse modo as empresas correm um maior risco no caso de propagandas enganosas ou produtos de má qualidade, esse fácil acesso as informações facilita as denuncias e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!