Resenha do texto: Geraçoes Vindouras de Viktor Papanek

631 palavras 3 páginas
Resenha do texto: Gerações Vindouras

No décimo capítulo de Arquitetura e Design - Ecologia e Ética, de Victor Papanek, a relação entre o design e o meio ambiente é abordada pelo autor como instrumento imprescindível para lidar com as questões ambientais. Somando-se a isso, convenções e princípios que constituem o ensino do design e arquitetura são repensados para responderem as necessidades decorrentes destas questões. Da mesma forma, a educação do usuário também se torna alvo de investigação como parte integrante dos esforços para a busca de soluções diante do contexto ecológico.
Em primeira estância, a abertura de novas perspectivas e campos de estudo através da multidisciplinariedade traz para o estudo do design oportunidades de aprendizado com outras disciplinas como ciências, biologia, por exemplo, ao observar como algumas questões se resolvem na natureza e podem servir de inspiração.
Além disso, tendo como premissa não causar nenhuma perturbação a natureza, é importante estuda-la para compreender como interagir com esta, de maneira neutra. Uma abordagem mais inteligente ao design pode ser alcançada pesquisando as diversas áreas do conhecimento como ecologia, antropologia, física, favorecendo desenvolvimentos na produção e emprego de materiais, distribuição dos produtos.
A ética, neste contexto dos problemas ambientais, ganha uma nova dimensão da responsabilidade ecológica, cada decisão do projeto envolve questões éticas, desde a escolha do material menos poluente, como maneiras de distribuição mais eficazes, a durabilidade e função dos produtos.
Hoje o designer tem ao seu favor mais conhecimentos sobre o meio ambiente e os recursos utilizados e entendemos a importância de valores sociais. E o quanto o design influencia nesses fatores. As consequências do design para o bem ou para o mal. Ajudando a sociedade a se desenvolver, projetando os espaços e produtos que colaboram para tal.
O design tem como objetivo resolver problemas e resolver necessidades

Relacionados