Ecocinema e História Ambiental: o caso de filmes animados com apelo ecológico

2217 palavras 9 páginas
Resumo:
Considerando o cinema como fonte histórica, e Historia Ambiental como uma are especifica da História, esse trabalho tem como objetivo analisar o cinema animado identificando o apelo ecológico, entendido nesse trabalho como ecocinema em três filmes: Os sem floresta, As aventuras de sammy 01 e Happy Feet: o pinguim, a partir desses filmes essa pesquisa tenta mostrar o apelo ecológico existentes nos mesmos como uma nova forma de cultua ambiental que traz uma nova consciência e sua intensificação dentro da mídia.
Desenvolvimento:
A História tem como objeto de estudos os processos relativos, que diz respeito as diferentes visões das ações e relações humanas ocorridas no tempo e sua significação que os sujeitos atribuem a ela, tendo ou não consciência de tais. Essas relações produzidas por essas ações fazem parte de uma estrutura sócio-histórica que podem ser definidas também como formas de agir, de pensar, raciocinar, imaginar, ou seja, de se relacionar socialmente, culturalmente, e politicamente. A história é construída a partir de documentos como, jornais, imagens, cinema e outros, que se referem aos vestígios do homem no tempo, os mesmos sendo problematizados produzem uma nova narrativa histórica onde pode ser visto essas variedades de experiências do individuo.
Dessa forma entende-se História Ambiental como uma área especifica da história. Ao se trabalhar com História Ambiental, o ambiente é compreendido como uma categoria de análise pela qual é possível discutir as relações entre humanos e mundo natural no passado. Utiliza-se aqui a concepção de ambiente proposta por L. Buell (1995), ou seja, como “síntese das dimensões natural e construída pela mão humana, do mundo palpável”.
Assim as relações dos seres humanos com os fenômenos naturais e condições geográficas, e biológicas de uma determinada época e local, devem ser consideradas, como objeto de estudos, pois, se firmam a partir dessas ações humanas. Estas, junto com o sentido produzem

Relacionados