ECO_TEMPLATE_ATIVIDADE COLABORATIVA_Final

2082 palavras 9 páginas
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Economia
Curso: Gestão Financeira
Unidade de Ensino: Anhanguera UNIA

Nome
Mariana Lima
RA
908244689

Atividade Colaborativa

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina:Economia
Curso: Gestão Financeira
Unidade de Ensino: Anhanguera UNIA

Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Economia,apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (inserir nome completo).
Introdução:
A crise financeira de 2008 foi a maior da historia do capitalismo desde a grande depressão de 19296. Começou nos Estados Unidos apos o colapso da bolha especulativa no mercado imobiliário, alimentada pela enorme de credito bancário e potencializada pelo uso de novos instrumentos financeiros, a crise financeira se espalhou pelo mundo todo em poucos meses. O evento detonador da crise foi a falência do banco de investimento Lehman Brothers no dia 15 de setembro de 2008, apos a recusa do Federal Reserve( Fed, banco central americano ) em socorrer a instituição. Essa atitude do Fed teve um impacto tremendo sobre o estado de confiança dos mercados financeiros, rompendo a convenção dominante de que a autoridade monetária norte-americana iria socorrer todas as instituições financeiras afetadas pelo estouro da bolha especulativa no mercado imobiliário.
O resultado macroeconômico desde novo "padrão de capitalismo "foi uma crescente desigualdade na distribuição funcional e pessoal da renda, a medida que os salários passaram a crescer num ritmo bem inferior ao da produtividade do trabalho e o sistema tributário perdeu, em vários países, o seu caráter progressivo. O aumento da concentração de renda e o crescimento anêmico dos salários reais foi o responsável pela perda do dinamismo endógeno dos gastos de consumo, os quais passaram a depender cada vez mais do aumento do endividando das famílias para a sua sustentação a médio e longo prazo.
Em suma,

Relacionados