EBC_AD1

299 palavras 2 páginas
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2014/1º (fevereiro de 2014)
Disciplina: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Coordenador: Prof. Dr. Maxwel Ribeiro Moreira

Boa Prova!!!

AD1:
Nos primeiros momentos do Milagre Econômico Brasileiro foi utilizada a capacidade já instalada e que estava ociosa. Explique por que existia capacidade ociosa na economia brasileira naquela época.

O período do chamado “milagre econômico brasileiro” pode ser descrito tendo como referência a capacidade ociosa acumulada pelo setor produtivo durante a primeira metade da década de 1960 (anos de crise), principalmente pelo setor de bens de consumo duráveis. Esta capacidade ociosa permitiu o intenso crescimento da produção e do emprego quando da recuperação dos níveis de demanda, a partir da segunda metade dos anos 1960.

Uma vez recuperado a demanda para os bens de consumo duráveis, ocorreu a reativação da demanda para os setores produtores de bens de capital e insumos intermediários. Associado a isto, as condições externas de demanda e internas de crédito possibilitaram ao setor produtor de bens de consumo não duráveis a expansão da produção e o incremento das exportações. Neste período fomentou-se, por exemplo, as exportações de alimentos industriais processados e produtos de vestuário, produtos típicos da indústria de bens de consumo não-duráveis.
Nos primeiros momentos do milagre o crescimento da economia brasileira foi feito com a utilização da capacidade produtiva já instalada e que, por força da crise iniciada em 1962, tinha se tornado ociosa tendo em vista que o nível da atividade industrial diminuiu.
Ao produzir mais com a mesma estrutura produtiva, os capitalistas dividiam os seus CUSTOS FIXOS por uma quantidade maior de produtos, o que permitiu alcançar custos unitários menores e taxas de lucro maiores.

Relacionados