Durkheim

Páginas: 5 (1065 palavras) Publicado: 27 de julho de 2014
Fichamento de Citação
“As paixões humanas só se detêm diante de um poder moral que as respeitam.”
De la division du travial social
Prefácio da 2ª edição, pp. 3-4

[Referência 1] Emile Durkheim (pp 458 – 474). A geração da passagem do Século.
[Referência 2] Aron, Raymond. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
[Citações]
Durkheim distingue duas formas desolidariedade: A por semelhança (mecânica) e a orgânica.
Mecânica: “A sociedade tem coerência porque os indivíduos ainda não se diferenciaram.” p.458.
Orgânica: “... a unidade coerente da coletividade resulta de uma diferenciação, ou se exprime por seu intermédio.” p.458.
Uma sociedade em que a solidariedade é mecânica é também uma sociedade segmentaria.
“...um segmento designa um grupo social emque os membros estão totalmente ligados.”p.459.
“Comporta uma solidariedade mecânica, mas pressupõe também a separação com relação ao mundo exterior.”p.459. Podemos perceber que também existe uma solidariedade orgânica.
“Portanto, a noção de estrutura segmentaria não se confunde com a solidariedade por semelhança” p.461
Para Durkheim a diferenciação das profissões e a multiplicação dasatividades industriais se originam da desintegração da solidariedade mecânica e da estrutura segmentaria.
“A consciência coletiva só existe em virtudes dos sentimentos e crenças presentes nas consciências individuais, mas se destingue, pelo menos analiticamente, destas ultimas, pois evolui segundo suas próprias leis e não é apenas a expressão ou efeito das consciências individuais.” P.462.
[...] “diriaque o primado da sociedade sobre o indivíduo tem pelo menos dois sentidos, que no fundo nada tem de paradoxal. O primeiro é o da prioridade histórica das sociedades em que os indivíduos se assemelham uns aos outros e estão, por assim dizer, perdidos no todo, com relação àquelas outras sociedades cujos membros adquiriram ao mesmo tempo consciência da sua responsabilidade e da capacidade que têm deexprimi-la.” p. 464.
“Se a solidariedade mecânica precedeu a solidariedade orgânica, não se podem, com efeito, explicar os fenômenos da diferenciação social e da solidariedade orgânica a partir dos indivíduos.” P. 465.
“A busca racional do aumento da produção não pode explicar a diferenciação social, pois esta busca pressupõe justamente tal diferenciação social.” P. 465.
“No estudo da divisãodo trabalho, Durkheim descobriu duas ideias essenciais: a prioridade histórica das sociedades em que a consciência individual está inteiramente fora de si e a necessidade de explicar os fenômenos individuais pelo estado da coletividade, e não o estado da coletividade pelos fenômenos individuais.” p. 465 – 466.
“Quanto mais ampla a consciência coletiva, quanto mais forte e particularizada, maiorserá o número de atos considerados como crimes, isto é, atos que violam um imperativo, ou um interdito, que ferem diretamente a consciência da coletividade.” p. 466.
“No direito restitutivo, não se trata de punir, mas sim de restabelecer o estado das coisas como deve ser segundo a justiça. [...] Mas esse direito restitutivo, ao qual pertence, por exemplo o direito comercial, não é a única forma dedireito característica das sociedades de solidariedade orgânica.” p.468.
“O direito administrativo ou o direito constitucional pertencem, como o comercial, ao gênero do direito cooperativo: constituem menos a expressão dos sentimentos comuns de uma coletividade do que a organização da coexistência regular e ordenada de indivíduos já diferenciados.” p.468.
“Durkheim não nega que nas sociedadesmodernas os contratos concluídos livremente pelos indivíduos tenham um papel importante. Mas esse elemento contratual é um derivado da estrutura da sociedade, e até mesmo um derivado do estado da consciência coletiva na sociedade moderna.” p.469.
“... os contratos interindividuais se situam dentro de um contexto social que não é determinado pelos próprios indivíduos. A divisão do trabalho pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Durkheim
  • Durkheim
  • Durkheim
  • Durkheim
  • Durkheim
  • Durkheim
  • durkheim
  • Durkheim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!