DSTS

Páginas: 5 (1184 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
DST’s

Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.
Usar preservativos em todas asrelações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. A aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento,para o bebê durante a gravidez, o parto. E, no caso da aids, também na amamentação.
As doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) são muitas e podem ser causadas por diferentes agentes. Apesar disso, elas podem ter sintomas parecidos. Neste trabalho irei apresentar os principais sintomas das doenças mais comuns.










AIDS
Agente causador: Vírus HIV.
Sintomas: fraqueza, febre,emagrecimento, diarreia prolongada sem causa aparente. Na criança que nasce infectada, os efeitos mais comuns são problemas nos pulmões, diarreia e dificuldades no desenvolvimento.
Formas de tratamento: Não tem cura, mas os portadores do HIV dispõem de tratamento oferecido gratuitamente pelo Governo. Ao procurar ajuda médica, em um dos hospitais especializados em DST/AIDS, o paciente terá acesso aotratamento anti-retroviral. Os objetivos do tratamento são prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente com Aids, pela redução da carga viral e reconstituição do sistema imunológico.
Prevenção: Para evitar a transmissão da Aids, recomenda-se uso de preservativo durante a relação sexual, uso de seringas e agulhas descartáveis, teste prévio no sangue a ser transfundido e uso eluvas quando estiver manipulando feridas ou líquidos potencialmente contaminados.
Herpes Genital
Agente causador: HSV-2. É um DNA vírus.
Sintomas: Muitas vezes, as pessoas não sabem que foram infectadas com os vírus do herpes genital, porque é comum que a doença não manifeste sinais ou sintomas. Mas pode acontecer de a pessoa presenciar alguns sintomas característicos: dores irritação que surgemde dois a dez dias após o contágio; manchas vermelhas e pequenas bolhas esbranquiçadas que costumam surgir dias após a infecção; úlceras na região dos genitais, que podem até mesmo sangrar e causar dor ao urinar; cascas que se formam quando as úlceras cicatrizam.
Formas de tratamento: O tratamento é feito basicamente por meio de medicamentos antivirais, que aliviam a dor e os desconfortoscausados durante uma crise, curando as lesões com maior rapidez.
Prevenção: Usar preservativo durante as relações sexuais; limitar o número de parceiros; evitar contato sexual ou tocar nas áreas genitais caso o/a parceiro/a esteja em um surto de herpes.
Condiloma ou Verruga genial
Agente causador: Vírus papilomavírus humano.
Sintomas: Nas mulheres, as verrugas genitais podem crescer na vulva (áreaexterna da vaginal), na área entre a vagina e o ânus, no canal anal e no colo do útero. Nos homens, elas podem ocorrer na ponta ou eixo do pênis, no escroto ou no ânus. As verrugas genitais também pode se desenvolver na boca ou na garganta de uma pessoa que teve contato sexual oral com uma pessoa infectada.
Formas de tratamento: O objetivo do tratamento das verrugas genitais é a erradicação dalesão clínica e a estimulação do sistema imune para o reconhecimento viral e supressão de sua replicação. O médico pode ajudar prescrevendo medicamentos ou cirurgia, no entanto, as lesões tendem a voltar após o tratamento.
Prevenção: Usar preservativo sempre que tiver relações sexuais pode reduzir significativamente o risco de contrair verrugas genitais. Entretanto, embora o preservativo reduza o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dsts
  • DSTs
  • Dsts
  • As DSTs
  • Dsts
  • DSTs
  • DSTs
  • DSTs

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!