DSEMPREGO E INFORMALIDADE

3771 palavras 16 páginas
DESEMPREGO E INFORMALIDADE NO BRASIL

INTRODUÇÃO

Qual a principal causa do alto desemprego no Brasil? Qual a principal causa do amplo mercado informal existente no Brasil? Como pensar a aposentadoria dos indivíduos que se encontram desempregados ou se encontram no mercado informal?
Para tentar responder esses questionamentos, se faz necessário levantamento bibliográfico sobre o tema. Neste trabalho serão analisadas algumas teorias como a teoria clássica e a de Keynes, e serão abordadas em consonância com a realidade existente no país. O desemprego se dá por situações diversas, dentre eles podemos destacar a abaixa qualificação do trabalhador, substituição de mão de obra por máquinas, também pode se dar por crises econômicas e também por causa dos elevados custos para empresas contratarem pessoal com carteira assinada. A economia Informal é tudo aquilo que se é produzido através do setor primário, secundário ou terciário sem conhecimento do governo, ou seja, sem registro formal para futuras cobranças tributárias.

1. DESEMPREGO

Analisando em uma visão mais ampla, no mundo sempre existe uma parte da população que não consegue emprego, mas que está querendo trabalhar. No entanto instala-se aí o que conhecemos como desemprego. Segundo o dicionário Aurélio (2009) desemprego é “situação em que parcela(s) da força de trabalho não conseguem obter ocupação”.
Já a Wikipédia, a enciclopédia livre diz que desemprego “corresponde ao termo usado para indicar a parcela da força de trabalho que se encontra sem emprego”.
Para entender um pouco mais sobre desemprego o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destaca que a condição de desemprego inclui: pessoas que não estão trabalhando; pessoas que estão disponíveis para trabalhar; pessoas que tomam alguma providência para conseguir trabalho. Muitas vezes o desemprego não é bem compreendido uma vez que pessoas não empregadas gostariam e muita de obter uma ocupação em troca de

Relacionados