dsasdasdsa

618 palavras 3 páginas
Teoria cognitiva

Teoria Cognitiva foi criada por Jean Piaget para explicar o desenvolvimento cognitivo humano e tornou-se numa das maiores contribuições para a psicologia do desenvolvimento, pois muitos psicólogos incluindo Piaget tiveram a certeza da construção do ser humano como processo que vai acontecendo ao longo da vida. Piaget desenvolveu esta teoria observando os seus filhos, e apontando cada evolução do crescimento deles diariamente. De acordo com esta teoria, o desenvolvimento cognitivo humano é dividido em quatro fases:
Sensório-motor
Pré-operatório
Operatório concreto
Operatório formal

Sensório-motor é a 1ª fase da aprendizagem cognitiva, que vai desde o momento do nascimento até aproximadamente aos dois anos de idade. A criança procura adquirir controlo de si mesma e saber como funciona tudo à sua volta. Esta fase é designada sensório-motor, pois o bebé adquire o conhecimento por si mesmo. Nesse período o desenvolvimento físico é o suporte para o aparecimento de novas habilidades, como sentar, andar, o que propiciar a um domínio maior do ambiente. Quase no fim desta 1ª fase a criança apresenta uma atitude mais ativa e participativa, já consegue dizer algumas palavras que vai ouvindo a isso chama-se inteligência prática. Essa inteligência é utilizada a partir dos seus esquemas sensoriais e motores que provem dos reflexos genéticos.
Este período divide-se em: Exploração manual e visual do ambiente, Experiência obtida em acões e imitação, Inteligência prática (através das ações), Acoes como agarrar, tirar, bater, chutar … , Coordenação das acões irá ajudar no surgimento do pensamento, Centralização no próprio corpo, Nocão de permanência do objecto.
Podemos dizer que no Período Sensório-motor a criança conquista, através da percepção e dos movimentos, o universo imediato que a rodeia. Ela descobre que, se puxar a toalha da mesa, a caixa das bolachas ficará mais próxima dela (conduta do suporte).

Relacionados