Drogas Sinte Ticas Kjm

421 palavras 2 páginas
Drogas sintéticas

Drogas sintéticas são misturas de componentes e substâncias que não são encontradas na natureza, produzidas em laboratório. Os efeitos dessa droga, em sua maioria, são: alucinógeno, causa alucinações em quem as ingere; estimulante, permite que a pessoa tenha sensações sem que haja um estimulo; depressor, após o estado de euforia causa depressão profunda no usuário. Elas agem da mesma forma que as drogas naturais trazendo inúmeros malefícios ao organismo. Podem ser utilizadas sob as formas de injeção, comprimido ou pó. As drogas sintéticas são consumidas principalmente por jovens e adolescentes em seus períodos de divertimento.

Exemplos:

- Anfetaminas – Seu principal efeito é o estimulante. São facilmente encontradas em farmácias e usadas principalmente em regimes de emagrecimento. Essas drogas provocam dependência física e psíquica.

- Barbitúricos – São usados como antiepilépticos, sedativos, hipnóticos e anestésico, e causam grande dependência química em seus usuários

- Ecstasy – a MDMA (principal substância do Ecstasy) atua no cérebro, controlando a dopamina (que interfere nas dores) e a serotonina (que está ligada às sensações de amor). Essa droga é conhecida por deixar o usuário muito mais eufórico, confiante, sociável, etc.

- LSD – Poderoso alucinógeno que causa dependência psicológica. Seus principais efeitos no organismo são: insônia, suores, perda de apetite, tontura, prazer, ansiedade, dor, depressão profunda e perda de memória.

- Metanfetamina – Os principais efeitos dessa droga são: euforia, diminuição do apetite e emoções intensificadas. Um diferencial da metanfetamina é a duração prolongada de seus efeitos, variando de 4 a 8 horas (dependendo da forma como foi utilizada)

A produção, o combate e o tráfico

O crescimento do mercado de drogas sintéticas é global e se acelerou de 2008 para cá. O maior desafio no combate a essas drogas é que elas não são facilmente identificadas, não estão catalogadas e não são controladas

Relacionados