DROGAS NA ESCOLA

Páginas: 6 (1269 palavras) Publicado: 4 de abril de 2014
PROJETO “DEFESA DA VIDA”: PREVENÇÃO AO USO ABUSIVO DE DROGAS NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL “ALZIRA LISBOA”


MARIA DE LOURDES DA COSTA

POPULAÇÃO A SER TRABALHADA:
Comunidade escolar, família podendo-se abranger à sociedade municipal de modo geral.

INTRODUÇÃO:
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossasociedade não é simples.
Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Faz-se necessário uma educação preventiva e a conscientização de todos alunos, pais professores, ecomunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias na vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.

JUSTIFICATIVA:
O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar eadquirir informações sobre o assunto. Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício.
A juventude em especial a adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso. Falar sobre drogas é fácil, porém, é precisomostrar que a droga é algo que irá transformar totalmente a vida do usuário e dos seus co-dependentes.
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra números crescentes de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais.
Diante deste cenário caótico e de incertezasesse projeto de caráter preventivo, destinada principalmente ao público juvenil, tendo a escola como agente dinamizador.

OBJETIVOS:
• Sensibilizar os professores e alunos para a abordagem da questão, envolvendo aspectos preventivos, informativos e educacionais;
• Despertar o diálogo na família como ferramenta para a prevenção;
• Desenvolver a espontaneidade e a auto-estima dos alunos parafacilitar a comunicação sobre as drogas.
• Formar jovens com percepção crítica e consciente para discernir e resistir às pressões e más influências da sociedade;
• Debater e difundir os conhecimentos sobre as drogas.

ATITUDES POSITIVAS NA PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS:
Observar como a educação, no tocante ao uso de drogas, pode acompanhar a vida toda, pois até entre os idosos estãocrescendo os problemas a ele associados, notadamente, em relação ao álcool e a certos medicamentos.
INTERVENÇÃO JUNTO AOS PROFESSORES E DEMAIS INTEGRANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR:

Sensibilizar o grupo sobre a questão das drogas em sua vida, na sala de aula, na escola e arredores.
Ajudar o grupo a repensar sua atitude diante da questão das drogas.
Conscientizá-los de que o fumo e a bebida alcoólicaconstituem drogas perigosas e o professor é sempre um exemplo para os alunos.
Facilitar a percepção do grupo acerca de mitos e preconceitos na questão das drogas.
Sensibilizá-los para a participação direta nas atividades de prevenção ao uso indevido de drogas.

ÁREAS ENVOLVIDAS:
Língua Portuguesa, Biologia, Geografia, História, Química, Educação Artística e Informática.

ESTRATÉGIAS:
Asclasses envolvidas trabalharão individualmente e em grupos para pesquisas e debates.
Utilização intensiva do Laboratório de Informática para a execução de cartazes, murais e pesquisas.
Utilização de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a Internet para promover através de pesquisa, a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas.
Os alunos usarão a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ESCOLA E AS DROGAS
  • Drogas na escola
  • Escola sem drogas
  • Drogas nas escolas
  • Drogas na escola
  • Drogas na escola
  • Drogas na escola
  • DROGAS NA ESCOLA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!