Drenagem Linfática

Páginas: 3 (557 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
A Drenagem Linfática Manual (DLM) é um método de massagem especializado que tem como objetivo a estimulação das funções do sistema linfático. O termo foi cunhado pelo renomado cientista dinamarquês,Doutor Emil Vodder, quando descobriu e desenvolvem a técnica nos anos de 1930. Toda drenagem linfática é baseada no método de Vodder, que publicou seu primeiro trabalho em 1936. Seu métodoprimeiramente chamou atenção dos esteticistas e dos massagistas. Apenas vinte e sete anos depois, foi que os médicos passaram a ter interesse na drenagem linfática manual.

A Drenagem Linfática Manual, quandoestimula o sistema o linfática, atua pelas suas funções relaxante, drenante e analgésica, mas são as características terapêuticas as mais importantes. A ativação do sistema linfático, que écaracterizado por ser frágil, somente é possibilitada por uma técnica suave e sutil como a DLM. A Drenagem Linfática Manual é caracterizada por seus harmoniosos, precisos, lentos e cadenciados movimentos quesão feitos através de pressões suaves, de aproximadamente trinta torricellis, e nunca podem provocar dor alguma. A DLM segue um protocolo rigoroso de execução, com movimentos específicos para cada partedo corpo e cada sessão começa e termina pelo estímulo do términus. A Drenagem Linfática Manual atua, não apenas no local da massagem, mas em todo o sistema linfática, sendo possível movimentar melhora linfa em uma sessão de uma hora do que em duas sessões de meia hora.

O sistema linfático tem funcionamento paralelo ao sistema circulatório, tem uma grande rede de vasos, que estão espalhadospelo corpo todo e coletam líquidos dispersos. Esses líquidos são filtrados e lançados na corrente sanguínea. A drenagem linfática faz com que estes líquidos sejam coletados pelas estruturas responsáveispor essa função. A drenagem linfática consiste em massagem que é feita por meio de pressões leves que fazem o direcionamento dos líquidos dispersos pelo corpo para o sistema linfático, onde podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • drenagem linfatica
  • Drenagem linfática
  • Drenagem linfatica
  • Drenagem linfatica
  • Drenagem linfática
  • Drenagem linfatica
  • Drenagem linfatica
  • Drenagem linfatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!