Drenagem linfática

Páginas: 4 (782 palavras) Publicado: 26 de abril de 2014
DRENAGEM LINFÁTICA
A técnica de massagem da drenagem linfática manual foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa e, posteriormente, foi aprimorada, tornando-se popular.O sistema linfático é composto pelos vasos linfáticos. Eles estão distribuídos pelo corpo entre as células dos tecidos, que são banhadas pelo líquido tissular, que sai dos capilares sanguíneos,nutrindo e oxigenando; e retornando à corrente sanguínea, levando consigo gás carbônico e excreções. 
Desse processo, fica ali certa quantidade desse líquido, que extravasou dos capilares. Quando osvasos linfáticos captam o líquido tissular ele passa a ser chamado de linfa.

Linfa: substancia de cor esbranquiçada, tem constituição celular bem parecida com a do sangue, embora com poucas hemácias,porém contém uma concentração maior de linfócitos, muitos deles provenientes dos linfonodos.
Linfonodos: possuem formato esférico e aspecto esponjoso, são revestidos por tecido conjuntivo; funcionamcomo uma espécie de filtro, retirando micro-organismos presentes na linfa.
Os vasos linfáticos também absorvem gorduras do intestino, transportam resíduos para serem eliminados, e ajudam na defesa doorganismo contra agentes estranhos.
Para que o sistema linfático identifique a presença de tais seres vivos, os linfonodos multiplicam ativamente o número de leucócitos em seu interior,principalmente linfócitos e macrófagos. Por tal motivo, eles aumentam significantemente de tamanho, formando o que denominamos popularmente de íngua.
Um órgão de nosso corpo rico em linfonodos é o baço. Outrasregiões nas quais eles são encontrados são as tonsilas palatinas (outrora chamadas de amígdalas), axilas, pescoço, virilha, timo e medula óssea.
A drenagem linfática estimula o sistema linfático atrabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os linfonodos que filtram o que é bom (nutrientes) e devolvem para o nosso organismo, e o que não é bom (toxinas metabólicas) é excretado através do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • drenagem linfatica
  • Drenagem linfatica
  • Drenagem linfatica
  • Drenagem linfática
  • Drenagem linfatica
  • Drenagem linfatica
  • Drenagem linfatica
  • Drenagem Linfática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!