DR1 Tiago Leit O

1387 palavras 6 páginas
DR1

Proposta de trabalho
1. Relativamente à freguesia onde reside, faça a seguinte pesquisa:
-Distrito, densidade populacional, número de habitantes, número de freguesias, concelhos vizinhos, NUT3.
Resido na freguesia de Mouriscas, concelho de Abrantes e distrito de Santarém. É um distrito composto por 21 concelhos e 193 freguesias. No distrito residem 466 mil habitantes, uma densidade populacional de 69 habitantes por km2. Mouriscas é uma freguesia que tem uma área de cerca 35 km2 e cerca de 1800 habitantes com uma densidade populacional de 51 habitantes por km2.
Temos como concelhos vizinhos, Tomar, Sardoal, Mação, Gavião, Ponte de Sor, Chamusca, Constância e Vila nova da Barquinha.
NUT I- Constituído por três unidades, correspondentes ao território do continente e de cada uma das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, sendo que Abrantes nesta NUT fica situada em Portugal Continental.
NUT II- Constituído por sete unidades, das quais cinco no continente e os territórios das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, sendo que nesta NUT Abrantes fica situada na unidade Centro.
NUT III Constituído por 30 unidades, das quais 28 no continente e duas correspondentes às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, sendo que nesta NUT Abrantes fica situada na unidade Vale do tejo.
2. Informe-se e explique a origem do nome do seu concelho.
No período do domínio romano, Tubo, o então governador desta parte do território, bastante opulenta na altura, dá-lhe o nome de Tubuci.
Mais tarde, já na era cristã, no ano de 409, os godos batizam-na com o nome de Aurantes.
O topónimo Ablantes surge várias vezes em documentação diversa datada do século XII, altura em que é conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques.
No tempo das cortes, numa discussão entre os procuradores de Abrantes e Torres Novas, em que se questiona qual das duas vilas é mais antiga para poder falar em primeiro lugar, o rei diz aos de Abrantes: “Hablad-Antes”. Então, os moradores desta povoação adotam estas

Relacionados