Dr Sixpenze

1826 palavras 8 páginas
Fases da elaboração de um projecto de investimento
Índice
Introdução
Passo 1 - Identificação
Passo 2 - Preparação
Passo 3 - Análise
Passo 4 - Decisão
Passo 5 - Execução
Passo 6 - Funcionamento e controlo

Introdução

Entre economistas e financeiros, a expressão "projecto" é geralmente entendida como um conjunto sistematizado de informações destinado a fundamentar uma decisão de investimento. Assim, o chamado projecto de investimento é o ponto de partida incontornável de qualquer iniciativa empresarial, não se tratando de uma descrição do investimento em si, mas de uma análise com vista a apurar se este é ou não uma aposta válida a priori.

Um projecto de investimento é, acima de tudo, um objecto de análise, existindo na dupla vertente da sua elaboração, que permite, desde logo, tirar algumas conclusões e diagnosticar certas fraquezas, e da análise, que vai determinar se vale ou não a pena avançar com a concretização do projecto.

Em linhas gerais, este processo passa por seis passos distintos:

Passo 1 - Identificação

Antes da elaboração do projecto de investimento em si impõe-se proceder a todo um trabalho de análise de conjuntura, visando a formalização de ideias concretas acerca de quais são os projectos prioritários ao desenvolvimento do país ou região em que se enquadra o projecto. Para tal é necessário conhecer a política global de desenvolvimento central e regional do país, fazer um diagnóstico da evolução recente por sectores de actividade e conhecer quais as necessidades a satisfazer. Com base nestes factos será, então, possível formalizar as ideias e desenvolver as acções, neste caso o(s) projecto(s), que permitirão satisfazer o objectivo de desenvolvimento acima referido.

Passo 2 - Preparação

Uma vez identificada a área de actividade mais vantajosa e o tipo de negócio específico em que se pretende investir, avança-se com a preparação do respectivo projecto. Esta segunda fase diz respeito aos estudos a levar a cabo para

Relacionados