doutor

778 words 4 pages
al – Khwarizmi (780 – 850 d.C.)
Abū ‘Abd Allāh Muhammad ibn Mūsā al-Khwārizmī foi um matemático, astrônomo, astrólogo, geógrafo e autor persa. Conhecem – se poucos detalhes de sua vida. Há indícios de que ele, ou a sua família, era originário de Khowarezm, a região a sul do mar Aral, na altura parte da Pérsia ocupada pelo Árabes (atualmente parte do Uzbequistão). Foi um dos primeiros matemáticos a trabalhar na Casa da Sabedoria, em Baghdad, durante o reinado do califa al-Mamum (813-833).
Sua obra de maior importância é Kitab al-Jabr wa-l-Muqabala, no qual foram apresentadas as primeiras soluções sistemáticas das equações lineares e quadráticas. É considerado o fundador da Álgebra, um crédito que compartilha com Diofante. No século XII, traduções para o latim da sua obra sobre números indianos apresentou a notação posicional decimal para o mundo ocidental. Revisou a geografia de Ptolomeu e escreveu sobre astronomia e astrologia.
Suas contribuições tiveram um grande impacto sobre a linguagem. “Álgebra” é derivado de al-jabr, uma das duas operações que ele usou para resolver equações quadráticas. O radical de algarismo e algoritmo vem de algoritmi, a forma latina do seu nome. Além do português algarismo, seu nome também deu origem ao espanhol guarismo.
OBRA
Era a época das grandes traduções para o Árabe das ciências gregas, hindus, persas, etc. Seu livro que eternizou seu nome é o Al-Kitāb al-muḫtaṣar fī ḥisāb al-ğabr wa-l-muqābala ("livro do cálculo Algébrico e confrontação"), que não somente deu o nome de Álgebra a esta ciência, em seu significado moderno, mas abriu uma nova era da matemática.

Al Khawarizmi estabeleceu seis tipos de equações algébricas que ele mesmo solucionou em seu livro, o nome de Al Khawarizmi, em espanhol guarismo, que ao passar para o francês se tornou logarithme, deu origem ao termo moderno Logaritmos.

Al Khawarizmi foi o primeiro a escrever sobre a álgebra, depois dele veio Abu Kamil Shuja Ibn Aslam, muitos outros seguiram seus

Related