Dossie36dossie2

1619 palavras 7 páginas
.WVCU UQEKCKU
FGUKIWCNFCFG UQEKCN G
FKUETKOKPCÁºQ TCEKCN
/#741 9 $#4$15# &' #./'+&#*

Os socialistas devem posicionar-se politicamente a favor de medidas (Projetos de Lei com cotas para estudantes negros e oriundos da escola pública, bem como o Estatuto da Igualdade Racial), na medida em que essas medidas dirigemse contra uma das formas mais perversas de desigualdade social que é aquela associada à discriminação racial. Segundo estudo recente do IPEA, a discriminação racial resulta em desigualdades entre negros e brancos e entre homens e mulheres, e isso de duas maneiras: primeiro, porque os negros têm educação sistematicamente inferior, o que os coloca em posição desvantajosa no mercado de trabalho, e segundo, porque mesmo quando se comparam trabalhadores negros e brancos que compartilham o mesmo nível educacional, os negros recebem menor remuneração (discriminação salarial pura). Isso tudo significa que tanto a luta tanto contra a discriminação salarial pura por raça como contra a desigualdade no acesso à educação têm papel importante na luta contra a desigualdade social.
O caso da discriminação racial é um dos principais exemplos de discriminação, ao lado da discriminação de gênero e de várias outras. A luta contra todas essas formas de discriminação e de segregação deve ser uma pré-condição para a verdadeira unidade das lutas dos explorados, uma unidade que parte do reconhecimento da igualdade como síntese das diferenças, e não da igualdade que pretende anular com o método de Procusto.
Da mesma forma, as lutas de povos indígenas por terras coletivas, de seringueiros por reservas extrativistas, dos quilombolas por territórios comunais, de quebradeiras de coco pelo babassu livre, dos sem-terra e dos sem-teto – essas lutas colocam-se em seu conjunto como mais do que uma congérie, apresentam-se como
*

Professor de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas.

 Ŗ .76#5 51%+#+5 &'5+)7#.&#&' 51%+#. ' &+5%4+/+0#š“1 4#%+#.

uma espécie de revolução

Relacionados