DOSSI V Cap Tulo 3 Gest O De Pessoas

2740 palavras 11 páginas
Capítulo 3
GESTÃO DE PESSOAS
Por menor que seja o escritório, administrar bem as pessoas que ali transitam profissionalmente é de suma importância, afinal, o maior ativo de um escritório de advocacia são seus recursos humanos.
A missão dessa área envolve ações como o desenvolvimento e o acompanhamento do Plano de Carreira, o conhecimento dos métodos de distribuição de .honorários a advogados e formas de participação nos resultados, bem como a facilitação do ambiente profissional do escritório, o desenvolvimento de programas de treinamento para a equipe de funcionários, monitoramento do desempenho da equipe jurídica, dentre outras tantas.
Para que a atividade de todas as pessoas dentro do escritório seja otimizada, é preciso que cada um saiba exatamente sua função.
Na área jurídica, por exemplo:
• O sócio-fundador ou titular é o representante estratégico do escritório.
A ele cabe fazer visitas periódicas aos clientes mais importantes, durante as quais liderará as reuniões de demonstração de resultados, apresentando os indicadores de desempenho (por exemplo, demonstração da redução dos processos, o êxito obtido etc). E ele o grande líder das áreas técnicas na busca de novos produtos, obtenção das metas financeiras e novas oportunidades comerciais, em reuniões do Conselho de Sócios. E o supervisor administrativo e técnico do escritório, devendo liderar a uniformização do pensamento jurídico do escritório, dentro da filosofia inovadora, sem que sejam corridos riscos desnecessários

Os demais sócios serão os responsáveis por uma ou mais áreas técnicas, nas quais deverão agir do mesmo modo e na mesma proporção que o sócio-fundador. Ainda serão responsáveis pela captação e manutenção da clientela, pela pesquisa de novos nichos de mercado e busca de novas oportunidades ao escritório.
• Os advogados são os responsáveis diretos pela carteira de processos que lhes forem delegados, reportando-se ao sócio responsável pela área.
- 200 -
Devem também manter e melhorar o bom

Relacionados