DOSSI VI Cap Tulo 1 Departamento Jur Dico De Alto Desempenho

1624 palavras 7 páginas
Dossiê VI
Capítulo 1 Departamento jurídico de Alto desempenho

A forma pela qual as empresas tratam e olham seus departamentos jurídicos mudou muito nas últimas décadas. E para melhor!
Até os anos 80, quase toda grande empresa possuía em seus quadros um departamento jurídico próprio. Eles eram inchados (chegavam a ter até 100 profissionais) e representavam um alto custo para a empresa. Os departamentos jurídicos não passavam de escritórios de advocacia dentro da empresa, com procedimentos burocráticos, sem assumir os riscos da atividade-fim.
A partir da década de 1990, muita coisa aconteceu nesse campo: desde a terceirização radical do departamento até o formato híbrido que temos hoje, equilibrado por um jurídico interno enxuto, tratando das questões de alto valor agregado para a empresa e a terceirização dos serviços mais repetitivos e de massa. Aqui, a integração empresa-jurídico acontece de forma mais sinérgica, uma vez que a participação nos negócios e a segurança na tomada de decisões são feitas lado a lado. A atuação do jurídico moderno requer uma postura preventiva e proativa, com tomada de iniciativas e fluxo de tarefas dinâmicos.
No entanto, para atingir alto desempenho em "níveis de excelência" e atender às estratégias da empresa, todos os componentes que formam um Departamento Jurídico devem trabalhar juntos.
Segundo Daniel J. DiLuccio, consultor da Altman Weil Inc.,13 deve-se verificar e atestar se seus elementos estão alinhados de forma apropriada: internamente (com ele próprio e com a empresa) e externamente (com as necessidades estratégicas dos executivos e com as unidades de negócio atendidas por ele).
É importante ter uma estrutura apropriada e um atendimento eficiente no Departamento Jurídico. Contudo, se ele estiver estruturado de forma que seja difícil servir seus clientes, ou que crie obstáculos para uma prestação de serviços eficiente, certamente ele está fora de alinhamento.
“O Departamento Jurídico é e deverá ser visto como o esteio mestre

Relacionados