Dossi SO jul2014

2389 palavras 10 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

SOCIOLOGIA – 60h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Sintetize as principais características das ciências naturais e das ciências humanas, de acordo com o texto estudado.
Resposta: A ciência humana tem como objetivo de pesquisa os aspectos do homem como individuo vivendo na sociedade, que se destacam as ciências sociais , sociologia, antropologia e a ciência politica, historia, geografia e entre outros.
A ciência natural estuda os fenômenos físicos e não humanos relacionados a natureza. São os exemplos naturais às disciplinas, biologia, química, física e entre outras.
2. A sociologia surgiu em um contexto de profundas transformações socioeconômicas e políticas da sociedade moderna, provocadas principalmente pela ocorrência das chamadas revoluções burguesas. Fale sobre essas duas revoluções.
Resposta: As revoluções burguesas nascem de uma situação limite, em que burgueses trabalhadores rurais e urbanos se uniram para se libertarem do mal que os explorava. Ao mesmo tempo em que se constituem por ideias de liberdade, igualdade e fraternidade, exigindo a construção de um governo voltado para os interesses públicos, as revoluções burguesas

Relacionados