Doramundo e karl marx

439 palavras 2 páginas
Doramundo e Karl Marx

O filme Doramundo, produzido por João Batista de Andrade, é um drama policial e enfoca a mudança provocada na rotina e no comportamento dos habitantes de uma pequena cidade ferroviária do interior de São Paulo por uma sucessão de mortes estranhas. Em meio aos acontecimentos, ocorre um romance entre Teodora e Raimundo - dois amantes que são descobertos, em uma investigação policial para descobrirem um assassino- que com os terminais dos seus nomes dão nome ao filme.
Comparando Doramundo com as ideias de Karl Marx, de imediato não parece ter nada a ver, mas existem vários pontos em comum entre eles, no qual merecem algumas reflexões.
Um ponto interessante, que se destaca é a questão da exploração do trabalho. Marx critica a busca desenfreada do lucro, pelo capitalista, através da extrema exploração da mão de obra barata. Marx quis dizer que, o trabalhador vende sua força de trabalho, para a indústria, por um salário que mal dá para suas necessidades básicas. As negociações entre patrão e empregado vão até onde determina o patrão, porque se o empregado não aceitar o que o patrão o impõe, ele é “jogado fora”, pois haverá muitos outros para tomarem o seu lugar, por isso o trabalhador acaba se submetendo por não ter seu trabalho realmente valorizado e um salário justo. No filme mostra claramente essa exploração de trabalho que Marx fala. Através de uma ferrovia construída pelos ingleses, eles exploram o máximo que podem aqueles operários, dando-lhes mínimos salários e péssimas condições de trabalho, em troca de sua força de trabalho, assim gerando mais lucro sobre eles.
Outro ponto importante é sobre a classe social que e uma das ideias centrais de Marx e que no filme mostra essa divisão explicitamente, quando mostra o Dr. Flores - rico e todo poderoso, por ser um dos donos da ferrovia - e os operários e suas famílias miseráveis. Marx diz que classe social é definida pela posição que a pessoa ocupa na estrutura de produção, no modelo puro só

Relacionados

  • Livro Mem Rias Setimentais De Jo O Miramar Serafim Ponte Grande Oswald De Andrade
    55816 palavras | 224 páginas