Don juan

Páginas: 4 (890 palavras) Publicado: 12 de maio de 2013
Lord Byron: Vida e Obra
Poeta inglês (1788-1824). Sua obra e sua personalidade romântica têm grande repercussão na Europa do início do século XIX.

George Gordon Noel Byron nasce em Londres e, em1798, herda o título nobiliárquico de um tio-avô, tornando-se o sexto Lord Byron. Em 1807 publica Horas de Ócio, livro de poemas mal recebido pela crítica.

Com apenas 21 anos ingressa na Câmarados Lordes e viaja pela Europa e pelo Oriente, regressando em 1811. No ano seguinte publica o poema A Peregrinação de Childe Harold, sobre as aventuras de um herói e a natureza da península Ibérica,sucesso em vários países europeus.

Muda-se para a Suíça em 1816, após o divórcio de Lady Byron, causado pela suspeita de incesto do poeta com a meia-irmã da esposa. Escreve o terceiro canto de APeregrinação de Childe Harold, O Prisioneiro de Chillon (1816) e Manfred (1817).

Transfere-se para Veneza , onde escreve em 1818 Beppo, uma História Veneziana, sátira à sociedade local. Um ano depoiscomeça o inacabado Don Juan. Torna-se membro do comitê londrino para a independência da Grécia, país para onde viaja em 1823 para lutar ao lado dos gregos contra os turcos. Morre quatro meses depois,em Missolonghi.

Outra Biografia

A obra e a personalidade romântica de Byron tiveram, no início do século XIX, grande projeção no panorama literário europeu e exerceram enorme influência em seuscontemporâneos, por representarem o melhor da sensibilidade da época, conferindo-lhe muito de sedução e elegância mundana.

George Gordon Noel Byron nasceu em Londres em 22 de janeiro de 1788. Em1798 herdou o título nobiliárquico do tio-avô William, tornando-se o sexto Lord Byron. Ainda estudante em Cambridge, publicou seu primeiro livro de poesia, Hours of Idleness (1807; Horas de ócio), malrecebido pela crítica da prestigiosa Edinburgh Review. Byron respondeu com o poema satírico English Bards and Scotch Reviewers (1809; Bardos ingleses e críticos escoceses). Aos 21 anos ingressou na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Don Juan
  • Resenha Don Juan de Marco
  • Historia de don juan
  • Don Juan De Marco
  • Análise da personagem “Don Juan” de Molière
  • Análise do filme Don Juan De Marco
  • Analise do filme Don Juan de Marco
  • FREUD

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!