Dominador x Emancipador

Páginas: 2 (349 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
Dominador x Emancipador

A educação é um dos princípios mais importantes que uma pessoa pode ter. Esta envolve os métodos de ensinar e aprender. Podendo ser um processo dominador ou emancipador,dependendo da forma como tal processo ocorre.
O processo dominador relaciona-se à educação tradicional, em que apenas o professor transmite ideias, como um ditador de informações, e os alunos não têmo direito de questionamento, devem aceitar e reproduzir o que lhe foi dito. A educação no período do Regime Militar é um exemplo explícito de uma educação dominadora, onde pessoas ligadas ao Governoassistiam aulas como se fossem ‘’espiões’’ para observar se esta estava dentro do padrão estabelecido pelo Governo, assim, os alunos não tinham o direito sequer de pensar ou criticar e nem mesmo oeducador devia fazer isso, sua função era apenas a de transmitir conceitos, que beneficiavam o regime.
O processo emancipador está interligado à educação mais construtivista, onde o aluno tem a sua vozinteragindo com o conhecimento que é compartilhado pelo professor, fazendo com que o educando pense, concorde, discorde, solucione e haja. Estando mais ‘’livre’’ para apresentar o que consente. Setornando um ser crítico e sem nenhuma submissão, caso considere algo de forma incorreta. Cabe ao professor ajudá-lo a trilhar os caminhos pensantes e manter o controle sobre tais situações. Nos dias dehoje, por exemplo, ocorre uma total interação-debatedora entre professor e aluno, com diversas opiniões, e o mais importante: o respeito entre as diversas concepções prevalece.
Portanto, para que aeducação realmente obtenha resultados plenos é necessário que o aluno tenha auxílio do professor, mas pertence a ele o papel de construir suas visões perante as ideias que lhe foram divulgadas, ou seja,o processo educacional mais produtivo é o emancipador. Afinal, é por meio deste que será formado um cidadão ciente de seus direitos, dos seus deveres e crítico-ativo no meio social em que está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • X=x=x=x=x
  • x-x-x-x-x-x
  • Se O X
  • X
  • Dominados e dominadores: as mulheres na sociedade dos homens
  • Revitalizaçao da Praça dos Emancipadores UFLA 2012
  • X
  • Mas x Mais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!