Dom nios - Estrutura de Concreto Armado - João Carlos Teatini

945 palavras 4 páginas
Domínios de deformações das seções no estado limite último




Denomina-se domínio de deformações a um intervalo convencional que compreende todas as possíveis situações de ruptura da seção transversal plana de um elemento linear de concreto armado, para uma determinada solicitação normal.
Cada domínio de deformações de um elemento linear sob solicitações normais (que produzem tensões normais na seção) é identificado com um modo de ruptura, por sua vez associado ao tipo de solicitação, às dimensões da seção e à taxa e disposição das armaduras de aço. Segundo a NBR 6118 ->
17.2.2, um ELU é caracterizado quando a distribuição das deformações na seção transversal pertencera um dos cinco domínios, e mostrados em conjunto na Figura 5.5, admitindo-se que as seções permaneçam planas após a deformação.

• Domínios 3: ruptura da peça por flexão com o escoamento da armadura ocorrendo simultaneamente ao esmagamento do concreto à compressão. Ruptura característica de seções balanceadas ("subarmadas" na literatura brasileira; denominação pouco apropriada por dar ideia de armadura insuficiente), com a peça apresentando sinais visíveis do risco de ruptura: fissuras de grande abertura e flechas acentuadas.
A reta e da Figura 5.5 representa um limite da ruptura da peça porflexão no domínio 3, com o aço no início do seu escoamento, com o alongamento e ., e o concreto esmagando com o encurtamento máximo de 3,5%.

• Domínio 4: ruptura por flexão, ocorrendo o esmagamento do concreto sem o escoamento do aço.
Ruptura característica de seções superarmadas.
Procura-se evitar o dimensionamento nesse domínio, para prevenir o risco de ruptura sem aviso, visto que o esmagamento do concreto ocorre de forma brusca. A reta/da Figura 5.5 representa um limite hipotético da ruptura da peça por flexão no domínio 4, tendo o aço alongamento zero e o concreto esmagando com o encurtamento de 3,5%o. Esse limite, na prática, só ocorre na flexão composta.
→ 𝐷𝑜𝑚í𝑛𝑖𝑜 4: a ruptura por compressão

Relacionados