Dois mitos do Brasil

Páginas: 6 (1281 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

DOIS MITOS DO BRASIL

Um filme de horror de Hollywood, intitulado Turistas (2006), dirigido por John Stockwell, conta a história de oito mochileiros americanos que vão ao Rio de Janeiro de férias e são sequestrados, drogados e têm seus rins removidos e vendidos. Compreensivelmente, a Riotur ficou preocupada ao saberdesse filme, assim como ficou preocupada com um episódio da série de Os Simpsons, Blame is on Lisa (Culpem Lisa disso), mostrado na televisão em 2002, em que turistas americanos eram sequestrados por um motorista de táxi, surrados por uma guangue de pivetes e atacados por macacos na praia. Naquela ocasião, o presidente Fernando Henrique exigiu um pedido de desculpas, enquanto o órgão municipal deturismo ameaçou processar os produtores de Os Simpsons. Nessa segunda ocasião, mais construtivamente do que da vez anterior, a Riotur prometeu recorrer a uma agência de publicidade a fim de melhorar a imagem da cidade.
Do ponto de vista de um historiador cultural, por outro lado, esses são apenas os últimos episódios numa sequência muito longa de encenações de mitos ou imagens estereotipadas doBrasil. Mais exatamente, o que observamos é uma longa série de avatares dos mesmos mitos, em outras palavras, histórias que se não são falsas, são exageradas. Nessas histórias, os protagonistas são agigantados, para melhor ou para pior. Pois seria impossível dizer que existem dois mitos principais em circulação no Brasil: as imagens complementares, mas opostas, de Paraíso e Inferno.
A históriainicial do mito no Brasil como Paraíso foi contada por Sérgio Buarque de Holanda, cujo livro brilhante Visão do Paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil (1958) está completando 50 anos. No curso de sua história mais recente, o mito assumiu uma variedade de formas. Uma é a terra da ‘democracia racial’ descrita por Gilberto Freyre nos anos 1930 e 1940 e apoiada por negroscomo Booker Washington e W.E.B. Dubois, para os quais o Brasil era uma espécie de Utopia, representando tudo o que queriam e de que sentiam falta nos Estados Unidos. Foi por esse motivo que a cantora negra Dionne Warwick decidiu morar em Salvador, dizendo em uma entrevista em 2002 que “Pra mim é o Paraíso, realmente é. Acho que é onde Deus mora.Seus valores estão todos nos lugares certos”. Essavisão do mito é não só elaborada como reforçada pelos romances de Jorge Amado, notadamente Tenda dos milagres (1969), e, mais recentemente, em Brazil (1994), de John Updike.
Uma segunda forma do mito é a imagem do Brasil como um paraíso sexual (seja heterossexual, homossexual ou transexual). Isso também pode ser encontrado em Freyre e Amado, mas é amplamente disseminado por vários meios decomunicação. Vamos supor que você tenha a idéia de navegar pela internet em busca de ‘Brasil + sexo’. A um clique do mouse, mais de nove milhões de resultados aparecem, começando – pelo menos quando tentei recentemente essa experiência – com uma série de núncios com títulos como ‘Brasil: sexo à venda’ ou até ‘ Big Butt Brazil’ (‘Bunda Grande Brasil’). A recente notícia de um plano para um museu dosexo interativo, a Cidade do Sexo, projetada pelo arquiteto Igor de Vetyemy e localizada perto da praia de Copacabana, naturalmente reforça o estereótipo.
Um a terceira, e bem mais inocente, forma do mito pode ser encontrada nos anúncios das agências de viagem hoje em dia. Uma busca na internet por ‘Brasil + Paraíso’ rapidamente produz meio milhão de resultados, começando com centenas deanúncios de operadores turísticos que descrevem Natal, por exemplo, Paraty ou as praias brasileiras em geral nesses termos. Não estou dizendo que o Brasil seja visto como unicamente paradisíaco – a internet proporciona muitos anúncios desse tipo para diferentes lugares – mas a importância da internet na disseminação dos mitos modernos ou pós-modernos precisa ser lembrada.
Se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os dois brasis
  • O brasil entre dois projetos
  • DOIS BRASIS E SUAS FACETAS
  • RESENHA OS DOIS BRASIS
  • Brasil Dois Projetos Em Disputa
  • O mito fundador do brasil
  • brasil mito findador
  • Mitos do RS e Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!