doenças ocupaionais

1398 palavras 6 páginas
VII ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO
QUALIDADE NO PROCESSO CONSTRUTIVO

ANTAC

27 A 30 DE ABRIL DE 1998 – FLORIANÓPOLIS - SC
NÚCLEO DE PESQUISA EM CONSTRUÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

RUÍDO E SEUS EFEITOS NO HOMEM DA CONSTRUÇÃO CIVIL
MAIA, Paulo A. (1); BERTOLI, Stelamaris R. (2)
(1) Pós-graduando da Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP e Eng. de
Segurança do trabalho da Fundacentro, Regional Campinas - SP
(2) Física, professora Livre Docente da Faculdade de Eng. Civil da UNICAMP
C.Postal 6021, 13083-970 Campinas, SP
E-mail: rolla@fec.unicamp.br

RESUMO
Poucos trabalhos foram realizados relacionando os níveis de ruído dos ambientes laborais com as perdas auditivas dos trabalhadores envolvidos nas mais diversas atividades da construção civil. Este trabalho vem de encontro com essa necessidade e será um rico subsídio para o entendimento da relação existente entre a exposição ao ruído e seus efeitos, bem como, para implantação de programas de prevenção dos danos ao sistema auditivo e extra auditivo do homem da construção civil.
Os objetivos do trabalho são avaliar a exposição ao ruído dos trabalhadores nas diversas atividades da construção civil em obras prediais e traçar um perfil das perdas auditivas induzidas pelo ruído, por função, em obras prediais.
A metodologia aplicada baseou-se: (a) na realização de medições dos níveis sonoros nos ambientes de trabalho e de dosimetria, por função, dos trabalhadores (b) na coleta e análise de audiometrias de trabalhadores da construção civil com objetivo de conhecer por função as perda auditivas (c) comparação dos resultados das perda auditivas com aquelas previstas na base de dados normalizada pela ISO 1999 (1990).
Os resultados obtidos no levantamento de níveis sonoros bem como na avaliação das perdas auditivas indicadas nas audiometrias apontam para perdas significativas induzidas pelo ruído em várias funções da construção civil, especialmente nas

Relacionados

  • Saúde do trabalhador
    9895 palavras | 40 páginas
  • Amalgama dental
    5675 palavras | 23 páginas
  • Montando uma empresa
    13865 palavras | 56 páginas