doenca de parkinson

Páginas: 19 (4665 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2013
1. DEFINIÇÃO


A doença de Parkinson (DP) ou Mal de Parkinson, é uma doença degenerativa, crônica e progressiva, que acomete em geral pessoas idosas. Ela ocorre pela perda de neurônios do SNC em uma região conhecida como substância negra (ou nigra). Os neurônios dessa região sintetizam o neurotransmissor dopamina, cuja diminuição nessa área provoca sintomas principalmente motores.Entretanto, também podem ocorrer outros sintomas, como depressão, alterações do sono, diminuição da memória e distúrbios do sistema nervoso autônomo. Os principais sintomas motores se manifestam por tremor, rigidez muscular, diminuição da velocidade dos movimentos e distúrbios do equilíbrio e da marcha.

















2. PSICOLÓGICO : DOENÇA DE PARKINSON


Doença progressiva comoParkinson causam estresse no portador e parentes mais próximos, como se toda a família adoecesse junto. Pacientes e familiares pensam e falam da doença o tempo todo, vivem o problema dia e noite, daí a importância do apoio psicológico (Luiz Cardoso Andrade 1999).
A doença de Parkinson vem acompanhado de um quadro de depressão, principalmente por causa da carência de dopamina no organismo.Problemas de auto estima levam ao isolamento social e agravam o quadro.
Paralelamente, o cuidador sofre um grande desgaste físico e emocional para atender as necessidades do doente. A psicologia desempenha um papel importante no apoio ao cuidador, que determina a qualidade devida do doente: colabora na aceitação da doença, no convívio com as perdas constantes, facilita assumir novos papeis quandoocorre a inversão de papeis, compreender seus sentimentos emoções (Luis Andrade; Francisco Cardoso 1999-2008).
O cuidador sente se apoiado e compreendido, não se sente mais só, é incentivado ao convivo social, a reestruturar seu estilo de vida, escala de valores e forma de enfrentamento (Meneses e Teive 2003).
Os fatores psicológicos tem fortes influência na descoberta do Parkinson, tanto para oParkinsoniano quanto para os familiares e cuidadores, pois influencia diretamente sobre o tratamento. O diagnóstico da doença de Parkinson é um trauma muito forte para o portador, pois além de aprender a lidar com os aspectos físicos da doença, deve estar preparado emocionalmente para o rotineiro tratamento da doença. É comum pessoas coma doença entrarem em conflitos emocionais com o seu mal e emconstantes fases de depressão.
Procurar, pesquisar e entender mais sobre a doença ajuda muito a pessoa que se encontra com a doença de Parkinson, pois mesmo com o avanço na tecnologia trazendo resultados positivos para o tratamento e ate uma possível cura, é necessário que se tenha um conhecimento da doença e assim uma compreensão maior do que se passa com aquela pessoa que se encontradiagnosticada com Parkinson (Da Cunha et al. 2001-2003).






3. RESUMO HISTÓRICO


No ano de 1817, um médico inglês chamado James Parkinson, membro do Colégio Real de Cirurgiões, e homem bastante culto para a sua época, publicou sua principal obra: Um ensaio sobre a paralisia agitante, no qual descreveu os principais sintomas de uma doença que futuramente viria a ser chamada pelo seu nome(Elvio Armando Tuoto 2005).
Charcot igualmente, desempenhou um papel decisivo na descrição da doença, descrevendo a rigidez, a micrografia e a disartria, e discordando de Parkinson quanto a presença de paralisia. Foi também o responsável pela introdução da primeira droga eficaz (Elvio Armando Tuoto 2005).
Com relação aos fatos históricos relacionados com seu tratamento, sabe-se que das váriastentativas do passado, drogas anticolinérgicas derivadas da beladona, introduzidas por Charcot no final do século passado, foram as primeiras que tiveram alguma eficácia reconhecida (Oxtoby,Marie Andrei 2000).
Contudo, apenas no final dos anos 50, observou-se um progresso real, através de um estudo feito na Suécia onde ofereceu-se levodopa para ratos intoxicados por reserpina que desenvolveram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doença de Parkinson
  • Doença de parkinson
  • Doença de parkinson
  • Doença de Parkinson
  • .Doença de parkinson.
  • Doença de Parkinson
  • Doença de Parkinson
  • DOENÇA DE PARKINSON

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!