Doenças respiratorias

Páginas: 9 (2075 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG
FACULDADE DE ENGENHARIA – FaEnge







Doenças Respiratórias:
Alveolite
Aspergilose
Coccidioidomicose
Histoplasmose
Psitacose






Lidiane vieira da silva




João Monlevade
Agosto de 2013

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG
FACULDADE DE ENGENHARIA – FaEnge







Doenças Respiratórias:Alveolite
Aspergilose
Coccidioidomicose
Histoplasmose
Psitacose


Trabalho apresentado para a professora Stela Nacif na disciplina de Microbiologia


Lidiane vieira da silva




João Monlevade
Agosto de 2013
Doenças Respiratórias
Assunto
Doenças transmissíveis e adquiridas por inalação de partículas de fontes ambientais.

Objetivo Geral

Transmitir conhecimento a respeitodas doenças Psitacose, Alveolite, Aspergilose, Histoplasmose e Coccidioidomicose a partir de informações sobre suas patologias e formas de contaminação.

Objetivo Especifico

Proporcionar uma base de estudos sobre as doenças citadas a cima, para que o leitor possa a partir deste documento desenvolver meios eficientes de controle e/ ou erradicação das mesmas.

Justificativa

As doençasabordadas neste trabalho são doenças que podem levar a óbito por ser difícil o seu diagnostico.
O conhecimento das suas formas de contaminação e patologias é essencial para que as pessoas se previnam diminuindo o contato com os agentes contaminantes, assim contribuindo para a diminuição no numero de incidências destas doenças e levando ás a procurarem por um tratamento no inicio da doença combase no conhecimento prévio das patologias causadas por cada uma delas.

Resumo

Todas as doenças que serão abordadas são causadoras de problemas pulmonares, porem, suas formas de contaminação e os agentes causadores destas doenças varia entre bactérias, poeira e fungos.
A Alveolite também conhecida como pneumonite de hipersensibilidade ocorre quando o individuo desenvolve um tipo dealergia a poeira orgânica inalada. Alguns dos sintomas são, febre, tosse, calafrios, dificuldade respiratória estes aparecem algumas horas após a exposição a substancia.
A Aspergilose é causada pelo fungo Aspergillus SP que multiplica-se no homem em formas multicelulares filamentosas. Normalmente, os aspergilomas são assintomáticos, sendo evidenciado casualmente por uma radiografia. Porem podelevar a repetidos acessos de tosse com sangue e a uma hemorragia grave. A infecção que acomete os tecidos mais profundos pode resultar em uma doença grave, onde estão presentes os sintomas: febre, choque, delírio, calafrios, coágulos sanguíneos, encurtamento da respiração e perda de peso.
Coccidioidomicose é causada pelo fungo dimorfico Coccidioides immitis, que é encontrado no solo e étransmitida para o homem por inalação dos artroconídeos.Esta doença também é conhecida como febre do vale de São Joaquim, febre do deserto e reumatismo do deserto.
A Histoplasmose é uma micose sistêmica que é transmitidas por aves e morcegos através do fungo Histoplasma capsulatum. Os sintomas apresentados pelo paciente mudam de acordo com o tipo de infecção que pode ser: infecção pulmonar aguda,histoplasmose pulmonar crônica e infecções disseminadas.
A psitacose também conhecida como ornitose é adquirida atravez da bactéria Chlamydia psittaci que tem como principal reservatório os psitacídeos. A contaminação ocorre quando o pó das penas ou fezes das aves infectadas é inalado, bem como por meio da picada de uma ave infectada e, raramente, de uma pessoa para outra através deperdigotos. Os sintomas variam entre febre, arrepios, cefaleia, cansaço e perda de apetite, além de acessos de tosse, que inicial emente é seca produzindo, por conseguinte, um muco esverdeado.
O reconhecimento destas doenças e tratamento de forma rápida e eficiente é de grande importância, pois se encontram em ambientes cujo Homem tem muito contato e muitas delas podem levar o paciente a óbito....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças respiratórias
  • doenças respiratoria
  • Doenças respiratorias
  • Doenças respiratorias
  • Doenças respiratórias
  • Doenças respiratórias
  • Doenças Respiratórias
  • Doenças respiratórias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!