Doenças Ocupacionais

Páginas: 19 (4721 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1. Introdução
“As mudanças que se processam no mundo do trabalho, com a superposição dos padrões antigos e das novas formas de adoecimento dos trabalhadores, decorrentes da incorporação de tecnologias e estratégias gerenciais, bem como o aumento acelerado da força de trabalho inserida no setor informal, estimada, em 2000, em 57% da População Economicamente Ativa (PEA), exigem dos serviços desaúde ações que contemplem políticas de saúde e segurança no trabalho mais eficazes” (Manual de procedimento para os serviços da saúde).
Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo despertar a atenção acerca da importância de se haver uma prevenção, vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores, por meio da caracterização das relações entre as doenças e as ocupações. Assim, estetrabalho apresentará os diversos tipos de doenças ocupacionais, bem como seus agentes causadores e medidas de controle.
2. Riscos Profissionais
Os riscos profissionais são divididos em riscos de operação e riscos de ambiente.
A prevenção e controle dos riscos de operação fica a cargo da Segurança do Trabalho. Os mesmos são decorrentes de condições inseguras, como por exemplo, pisos defeituosos emáquinas desprotegidas, e acarretam consequências como: cortes, fraturas e escoriações.
A prevenção e controle dos riscos de ambientes é de responsabilidade da Higiene do Trabalho. Estes riscos, em condições especiais, acarretam doenças profissionais provenientes de exposições prolongadas em pequenas proporções a um determinado agente, ou de exposições curtas em altas concentrações do agenteambiental. E este é o tema a ser abordado neste trabalho.
3. Doenças Ocupacionais
Para melhor entendimento, é importante que haja a distinção entre os termos “doença ocupacional” e “acidente de trabalho”. Doença ocupacional é uma alteração na saúde do trabalhador causada por exposição excessiva a agentes danosos em curto, médio ou longo prazo, e estão diretamente relacionadas à atividadedesempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido. Em geral, as doenças ocupacionais levam algum tempo para se manifestarem e, quando isso ocorre, aparecem sob a forma de tumores ou lesão em órgãos, entre outros. Já os acidentes de trabalho podem ser definidos como acidentes de ação imediata, provocada por situações adversas.
Visando a prevenção das doenças ocupacionaise dos acidentes do trabalho, surgiu por recomendação da Organização Internacional do Trabalho – OIT, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, transformando-se em determinação legal no Brasil por meio do Decreto-lei n. 7.036, de 1944, determinando em seu artigo 82 que empresas com número superior a 100 funcionários deveriam instituir a CIPA.
A Lei Orgânica da Saúde (Lei Federal8080/90), artigo 6º, parágrafo 3º, regulamenta os dispositivos constitucionais sobre Saúde do Trabalhador como sendo “[...] um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos dascondições de trabalho [...]”.
A doença ocupacional pode ser adquirida por meio da exposição do trabalhador a agentes ambientais, que se classificam em: físicos, químicos, biológicos e ergonômicos, em situações acima do limite de tolerância, sem a utilização de equipamentos de proteção individual ou coletivo compatíveis com o risco exposto.

3. 1. Doenças provocadas por agentes físicos
Sãoconsiderados riscos físicos as diversas formas de energia, tais como: ruídos, temperaturas extremas, vibrações, pressões anormais, radiações ionizantes e não ionizantes.
3.1.1 Causadas por radiações:
a) Radiações ionizantes
Os trabalhos que expõem à ação das radiações ionizantes podem ser: extração e tratamento de minerais radioativos; produção e emprego de substâncias radioativas; preparação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doença ocupacional
  • Doença Ocupacional
  • doenças ocupacionais
  • A Doença Ocupacional
  • doenças ocupacionais
  • DOENÇAS OCUPACIONAIS
  • Doenças Ocupacionais
  • Doenças ocupacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!